Desafios para o mercado de floricultura durante a pandemia; entrevista com Kees Schoenmaker, presidente da Ibraflor

Publicado em 09/09/2021 17:37 e atualizado em 15/10/2021 15:32
Kees Schoenmaker - Presidente do Ibraflor
Produtores se uniram no momento de dificuldade e população percebeu durante o isolamento a importância da beleza das flores

O convidado do Líderes do Agro da última quinta-feira (9) foi Kees Schoenmaker, presidente do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor). Atualmente, o Brasil conta com mais de 850 produtores de flores e plantas ornamentais, em um mercado que já movimentou cerca de R$ 10,5 bilhões em 2021.

Esse mercado passou por um momento muito delicado em 2020, a partir do mês de março, quando teve início as medidas de isolamento social. Segundo Schoenmaker, foi um momento dramático e muito produtores ficaram em desespero, pois todos os produtos já prontos para a venda tiveram de ser destruídos.

Sem realização de casamentos e festas diversas, a demanda por flores foi extremamente reduzida. Para enfrentar o momento de dificuldade, os produtores montaram um comitê de crise e trabalharam em conjunto para renegociar dívidas, receber os valores dos atacadistas, que também estavam com problemas financeiros, e, principalmente, conseguiram mostrar para o público que precisavam de ajuda.

De forma conjunta, os produtores criaram um vídeo que foi veiculado por todo o Brasil, mostrando o que estava ocorrendo com o setor pela falta de vendas. A comoção da sociedade também foi fundamental para que houvesse uma melhora da demanda e uma compreensão de credores para renegociação de dívidas.

Hoje, o mercado de flores vive um crescimento, mesmo que ainda não tenha acabado por completo o período de isolamento e as restrições para realização de eventos. Conforme destacaram Prado e Schoenmaker, durante a pandemia as pessoas começaram, sem poderem sair de casa, a se preocupar mais com o ornamentos no interior das residências e com o melhoramento dos jardins. Assim, houve a ampliação acentuada desse novo mercado.

Como explicou o presidente do Ibraflor, as pessoas começaram a perceber que se sentem bem com a beleza da flor e da planta dentro de casa. “A flor é alimento para a alma. As pessoas se sentem bem com isso, acalma. É um pedaço do céu aqui na Terra”, destacou Schoenmaker.

O programa também tratou sobre os cuidados para conservação ideal das flores, as formas de comercialização e os principais desafios que o setor passa atualmente. Confira a entrevista completa no vídeo e não perca, todas as quintas-feiras, a partir das 17h30, o programa Líderes do Agro, com informações, dados e conteúdo acerca de como os líderes do agronegócio construíram o sucesso do setor que conhecemos hoje.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Igor Batista

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário