Zelo pela qualidade: agregação de valor à commodity como receita de sucesso; entrevista com José Marcos Magalhães, da Minasul

Publicado em 30/09/2021 17:52 e atualizado em 10/11/2021 09:35 140 exibições
José Marcos Magalhães - Diretor Presidente da Minasul
Outro assunto de destaque foi a queda de produção cafeeira enfrentada pelos produtores, devido ao prolongamento da seca e às geadas deste ano. Projeção é de que a safra de 2022 tenha uma redução de 30%

Presidente da Minasul, José Marcos Magalhães foi o entrevistado do Líderes do Agro na última quinta-feira (30). Magalhães conversou sobre os principais fatores fundamentais para o crescimento da cooperativa, situada na cidade de Varginha (MG), e destacou o investimento em qualidade, como a agregação de valor, como o principal deles.  

A cooperativa surgiu no ano de 1958 com o objetivo de melhorar as condições do cultivo de café para os produtores. Com o tempo, passou a haver um grande investimento em diversas regiões na produção de café especiais, tanto que a Minasul foi a primeira cooperativa a realizar um concurso de qualidade no Brasil. “Temos o DNA de garimpar bons cafés e trabalhar o café gourmet”, afirmou o presidente.   

Magalhães atribui a expansão da cooperativa às pessoas visionárias, capazes de perceber a necessidade de buscar a agregação de valor. Segundo ele grande parte da qualidade dos cafés produzidos atualmente vem do zelo pelo produto que será obtido. Hoje, a Minasul trabalha oferecendo tecnologias que o produtor não possui, como também fornecendo formação e informação ao produtor, que, como frisou o presidente, são duas coisas dependentes uma da outra.  

Na entrevista, Magalhães também falou sobre os novos campos de atuação da Minasul e da atual realidade vivida pelos produtores de café, que enfrentam uma sequência de seca e recentes geadas. Como ele afirmou, é projetada uma perda irreversível de 30% para a safra de 2022. A entrevista completa está disponível no vídeo acima. O programa Líderes do Agro é transmitido todas as quintas-feiras, às 17h30, a fim de trazer aos produtores rurais as estratégias de crescimento usadas pelos líderes do setor, para que alcançassem o sucesso.  

Tags:
Por:
Igor Batista

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário