Correria no campo; 2a. onda de chuvas entram pelo Paraná, MS, até o centro do Brasil. Agora vai!!!

Publicado em 05/10/2021 16:04 e atualizado em 05/10/2021 16:43
Tempo & Dinheiro
Edição do Tempo&Dinheiro desta 3a.feira, dia 5 de outubro/21, com João Batista Olivi

Telegram registra mais de 70 milhões de usuários novos durante pane do Facebook

Logotipo Reuters

MOSCOU (Reuters) - O aplicativo de mensagens Telegram ganhou mais de 70 milhões de usuários novos durante a pane do Facebook na segunda-feira, disse seu fundador, Pavel Durov, nesta terça-feira, já que pessoas de todo o mundo ficaram sem serviços de troca de mensagens durante quase seis horas.

O Facebook culpou uma mudança de configuração errada pela interrupção, que impediu os 3,5 bilhões de usuários da empresa de acessarem sua plataforma e serviços de mensagem como WhatsApp, Instagram e Messenger.

"A taxa diária de crescimento do Telegram ultrapassou o normal por uma ordem de magnitude, e acolhemos mais de 70 milhões de refugiados de outras plataformas em um dia", escreveu Durov em seu canal no Telegram.

Ele disse que alguns usuários das Américas podem ter sofrido com velocidades mais lentas porque milhões correram para se registrar ao mesmo tempo, mas que o serviço funcionou como sempre para a maioria.

A chefe antitruste da União Europeia, Margrethe Vestager, disse que a pane demonstrou as repercussões de se contar somente com algumas grandes empresas e defendeu a necessidade de mais concorrentes.

A Rússia disse que o incidente mostrou que Moscou está certa em desenvolver suas próprias plataformas de internet e redes sociais soberanas.

A pane de quase seis horas do WhatsApp na segunda-feira afetou a negociação de ativos, desde criptomoedas ao petróleo, disseram operadores do mercado, mas uma mudança rápida para plataformas alternativas como o Telegram limitou o impacto.

Pane do WhatsApp afeta negociação de criptomoedas a petróleo russo

LONDRES/MOSCOU (Reuters) - A pane de quase seis horas do WhatsApp na segunda-feira afetou a negociação de ativos, de criptomoedas ao petróleo russo, disseram agentes do mercado, mas uma mudança rápida para plataformas alternativas como o Telegram limitou transtornos graves.

Apesar de muitas instituições financeiras não aconselharem que os funcionários usem serviços de mensagens como o WhatsApp e outras plataformas do Facebook que deixaram de funcionar na segunda-feira, sua conveniência as tornou populares entre traders que se comunicam com clientes em mercados de balcão (OTC).

O Facebook culpou uma "mudança de configuração defeituosa" pela interrupção que atingiu WhatsApp, Instagram e Messenger, a maior pane já registrada pelo grupo de monitoramento de rede Downdetector.

Um dos afetados foi o BCB Group, empresa de serviços de negociação de ativos financeiros digitais sediada em Londres, que oferece negócios OTC e outros serviços. Os serviços do Facebook caíram perto das 16h do horário de Greenwich, um período essencial para os operadores do BCB.

O uso do WhatsApp entre traders financeiros monitorados pela empresa de vigilância de comunicações VoxSmart disparou após bancos passarem a aceitar que os clientes querem usar a plataforma, ainda que os chefes prefiram que seus funcionários usem canais de mensagem oficiais, disse o presidente-executivo da VoxSmart, Oliver Blower.

O aplicativo se tornou o "serviço de mensagens padrão" de muitos mercados, especialmente na Europa continental e na região Ásia-Pacífico, acrescentou Blower.

ONU quer ambiente limpo como um dos direitos humanos, mas EUA e Reino Unido discordam

GENEBRA (Reuters) - O Reino Unido e os Estados Unidos estão entre alguns poucos países que estão retirando seu apoio a uma proposta apresentada pela Organização das Nações Unidas (ONU) que reconheceria o acesso a um meio ambiente seguro e saudável como um direito humano, provocando críticas segundo as quais estão minando suas próprias promessas antes da conferência do clima de Glasgow.

Diplomatas disseram que o Conselho de Direitos Humanos da ONU, sediado em Genebra, deve adotar a resolução até o final desta semana, mesmo que um país contrário peça uma votação, já que os apoios são numerosos e incluem Costa Rica, Malvinas e Suíça.

Se for adotada, ambientalistas dizem que a resolução pressionará países a se unirem às mais de 100 nações que já reconhecem um direito legal a ambientes saudáveis. Embora a resolução não seja obrigatória, advogados dizem que ela moldará normas e ajudará ativistas a desenvolver argumentos em casos que envolvem o clima.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 13,7 milhões de mortes anuais, ou cerca de 24,3 % do total, se devem a riscos ambientais, como a poluição atmosférica e a exposição a agentes químicos.

"Em nível nacional, vê-se que este direito empodera as pessoas, particularmente aquelas mais vulneráveis aos danos ambientais ou à mudança climática, a impulsionar a mudança e responsabilizar governos", disse Marc Limon, do centro de estudos Universal Rights Group.

"Isto pode explicar por que alguns governos, como EUA, Rússia e Reino Unido, não gostam dele".

Mudanças climáticas são grande ameaça à humanidade, diz vencedor do Nobel de Física

ROMA (Reuters) - As mudanças climáticas são uma "grande ameaça" para a humanidade e é muito importante que os governos ajam o mais rápido possível, disse um dos vencedores do prêmio Nobel de Física de 2021, o italiano Giorgio Parisi, a repórteres nesta terça-feira.

"Estou muito satisfeito por receber este Nobel porque é um reconhecimento de todo o campo em que tenho trabalhado", acrescentou Parisi.

O norte-americano nascido no Japão Syukuro Manabe, o alemão Klaus Hasselmann e o italiano Parisi ganharam o Prêmio Nobel de Física de 2021 nesta terça-feira por trabalhos que ajudam a compreender sistemas físicos complexos, como os que estão por trás das mudanças climáticas da Terra.

Ações têm melhor sessão em 11 semanas com alta dos bancos

(Reuters) - Um salto de 3,5% nos bancos e uma recuperação das empresas de tecnologia levaram índices das ações europeias a subirem mais de 1% nesta terça-feira, também ajudados por dados positivos dos Estados Unidos, que sustentavam Wall Street.

O setor de tecnologia europeu avançou 2,2%, interrompendo uma série de perdas de sete sessões, período em que caiu 11,7%. Seus pares norte-americanos também saltavam à medida que os investidores redirecionavam recursos para ações de crescimento.

A fabricante de chips Infineon ganhou 4,8%, liderando os ganhos depois de confirmar sua receita de 2021 e dizer que espera que os resultados melhorem ainda mais no próximo ano.

O índice FTSEurofirst 300 subiu 1,23%, a 1.765 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 ganhou 1,17%, a 456 pontos.

Os papéis de bancos atingiram máximas em mais de um ano e meio. O JPMorgan disse que mantém recomendação "overweight" em relação aos bancos europeus, citando uma tendência de alta de capital e juros.

Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,94%, a 7.077,10 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 1,05%, a 15.194,49 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 1,52%, a 6.576,28 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 1,95%, a 25.956,02 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 1,54%, a 8.927,40 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,40%, a 5.533,67 pontos.

FMI vê PIB mundial em 2021 pouco abaixo da projeção anterior de 6%

(Reuters) - O Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê que o crescimento econômico mundial em 2021 cairá ligeiramente abaixo de sua projeção de julho de 6%, disse nesta terça-feira a chefe do FMI, Kristalina Georgieva, citando riscos associados à dívida, inflação e divergências econômicas na esteira da pandemia de Covid-19.

Georgieva disse que a economia global está se recuperando, mas a pandemia continua limitando a recuperação, sendo o principal obstáculo o "Grande Abismo de Vacinação" que tem sido visto em muitos países com pouco acesso às vacinas contra a Covid-19.

Em um discurso virtual na Bocconi University, na Itália, Georgieva disse que o relatório Perspectiva Econômica Global atualizado da próxima semana prevê o retorno das economias avançadas aos níveis pré-pandemia de produção econômica até 2022, mas a maioria dos países emergentes e em desenvolvimento levarão "muito mais anos" para se recuperar.

"Enfrentamos uma recuperação global que permanece 'prejudicada' pela pandemia e seu impacto. Não conseguimos seguir em frente de maneira adequada - é como andar com pedras nos sapatos", disse ela.

Os Estados Unidos e a China continuam sendo motores essenciais de crescimento, e a Itália e a Europa mostram força cada vez maior, mas o crescimento econômico está piorando em outros lugares, disse Georgieva.

As pressões inflacionárias, um importante fator de risco, devem diminuir na maioria dos países em 2022, mas continuarão afetando algumas economias emergentes e em desenvolvimento, disse ela, alertando que um aumento sustentado nas expectativas de inflação poderia causar um rápido aumento nos juros e condições financeiras mais apertadas.

Embora os bancos centrais possam em geral evitar o aperto monetário por enquanto, eles devem estar preparados para agir rapidamente caso a recuperação se fortaleça mais rápido do que o esperado ou se os riscos de alta da inflação se materializem, disse ela.

Ela pediu aos países mais ricos que aumentem a entrega de vacinas contra o coronavírus aos países em desenvolvimento, removam as restrições comerciais e fechem uma lacuna de 20 bilhões de dólares no financiamento necessário para testagem, rastreio e tratamento da Covid-19.

O fracasso em diminuir a grande diferença nas taxas de vacinação entre as economias avançadas e os países mais pobres pode travar a recuperação global, levando as perdas acumuladas do PIB global para 5,3 trilhões de dólares nos próximos cinco anos, disse ela.

Georgieva acrescentou que os países também devem acelerar os trabalhos para lidar com as mudanças climáticas, garantir mudanças tecnológicas e promover a inclusão - tudo isso também pode impulsionar o crescimento econômico.

Yellen diz ser "absolutamente essencial" elevar teto da dívida e se opõe a "truque" com moeda de platina

(Reuters) - A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, afirmou nesta terça-feira que é "absolutamente essencial" que o Congresso norte-americano eleve o limite da dívida federal antes do prazo de 18 de outubro para evitar um calote, mas acrescentou que se opõe ao uso de uma brecha na lei cambial norte-americana para resolver a crise.

Yellen disse em entrevista à CNBC que ela opõe-se à cunhagem de moeda de platina de 1 trilhão de dólares para resolver o problema.

A ideia vem de uma brecha legal que permite ao Tesouro cunhar moedas de platina no valor que escolher. Alguns comentaristas progressistas e parlamentares democratas sugeriram cunhar uma ou mais moedas de 1 trilhão de dólares para quebrar o impasse no qual os republicanos se recusam a apoiar uma elevação do teto da dívida de atuais 28,4 trilhões de dólares.

"Eu me oponho a isso e não acho que devemos levar isso a sério", disse Yellen. "É realmente um truque."

Yellen disse que tal movimento "é equivalente a pedir ao Federal Reserve que imprima dinheiro para cobrir déficits que o Congresso não está disposto a cobrir por meio da emissão de dívidas. Isso compromete a independência do Fed, combinando política monetária e fiscal".

Ela acrescentou que isso "faria o oposto" de mostrar que o Congresso e o governo são confiáveis para pagar as contas dos EUA.

Questionada se apoiaria um processo chamado "reconciliação" para que o limite seja elevado sem qualquer apoio dos republicanos, Yellen disse: "Eu apoio que (a elevação) seja feita... Temos que aumentar o teto da dívida como uma questão de rotina sempre que o país apresentar déficits orçamentários".

Custos elevados de insumo arrefecem crescimento dos serviços no Brasil, mostra PMI

SÃO PAULO (Reuters) - A expansão da atividade de serviços brasileira perdeu força em setembro, uma vez que um recorde nos custos de insumos sobrecarregou empresas e levou a novas altas nos preços cobrados, segundo a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês).

O índice divulgado nesta terça-feira pela IHS Markit caiu a 54,6 em setembro, de 55,1 em agosto. Apesar do recuo, o PMI permaneceu acima do nível de 50, que separa crescimento de contração, e o resultado foi o segundo mais alto em mais de nove anos e meio.

De acordo com as empresas consultadas, a expansão do setor foi favorecida pelo abrandamento das restrições relativas à Covid-19 e pela melhora da demanda. A pesquisa indica que, com a pandemia recuando e o acesso às vacinas melhorando, os consumidores ficaram mais confiantes em sair de casa.

Assim, as encomendas para os fornecedores de serviços aumentaram. Entretanto, embora a demanda doméstica tenha crescido, as vendas internacionais contraíram no fim do terceiro trimestre pela primeira vez em cinco meses.

Apesar das condições de negócios ainda positivas, os fornecedores de serviços sofreram em setembro com a elevação dos preços de alimentos, combustíveis, equipamentos de proteção individual (EPI) e materiais. Esses custos levaram a taxa de inflação dos preços de insumos para um novo recorde.

Todas as cinco grandes áreas do setor de serviços registraram aumentos acelerados nas despesas, sendo os mais acentuados em Serviços ao Consumidor e Transporte e Armazenamento.

"Embora a expansão do setor de serviços continue evoluindo, as evidências de que a inflação aumentou ainda mais incomodarão os elaboradores de políticas públicas e prejudicarão os lucros das empresas", destacou em nota a diretora associada de economia da IHS Markit, Pollyanna De Lima.

Essas elevações de custos foram repassadas aos consumidores, e o índice de preço de bens finais aumentou também a uma taxa sem precedentes.

"No entanto, os preços de venda aumentaram a um ritmo muito mais lento do que os custos de insumos — apesar de ambos terem atingido níveis recordes —, sugerindo que as empresas absorveram a maior parte das despesas adicionais", completou De Lima.

Ainda assim, as empresas continuaram aumentando o número de funcionários, com o índice de emprego em alta pelo quarto mês consecutivo e à segunda taxa mais rápida em nove anos.

Os fornecedores de serviços também se mostraram otimistas para próximos 12 meses, com o grau geral de otimismo nos negócios aumentando para uma máxima de 26 meses em setembro.

O crescimento dos serviços somou-se ao da indústria, e o PMI Composto do Brasil --que mede o ritmo de atividade no setor privado como um todo-- registrou ligeiro aumento para 54,7 em setembro, de 54,6 em agosto, num ritmo "acentuado" de expansão, segundo a IHS Markit.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário