Lá fora as notícias são preocupantes.. mas aqui o Agro não pára,e os produtores correm com o plantio

Publicado em 06/10/2021 15:51
tempo & Dinheiro
Edição do Tempo&Dinheiro desta 4a.feira, 6 de outubro/21, com João Batista Olivi

Ibovespa recua com exterior amplificando melindre com problemas locais

Logotipo Reuters 

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa recuava cerca de 2% nesta quarta-feira, quase perdendo o patamar de 108 mil pontos no pior momento, com aversão a risco global ampliando a pressão de baixa já exercida nas ações pela miríade de incertezas domésticas .

Às 11:20, o Ibovespa caía 1,86%, a 108.406,57 pontos, com apenas uma ação das 91 que compõe o índice no azul. Na mínima até o momento, chegou a 108.179,76 pontos. O volume financeiro somava 9 bilhões de reais.

No exterior, a crise energética deixa agentes financeiros aflitos, aumento da preocupação com a recuperação econômica, em um momento no qual bancos centrais avaliam reduzir estímulos adotados para enfrentar uma pandemia de Covid-19.

Em Nova York, o S&P 500 perdia 1%, com dados econômicos dos Estados Unidos também não há radar, assim como o seguinte sobre o limite da dívida federal norte-americana.

No Brasil, as incertezas fiscais continuam minando a confiança de agentes financeiros, assim como a informação, que continua a persistência relevante, bem como as perspectivas inflacionárias seguindo em deterioração.

Em comentário a clientes mais cedo, o diretor de investimentos da TAG Investimentos, Dan H. Kawa, destacou que o Brasil está entrando neste ambiente mais desafiador no exterior em situação bastante delicada e frágil.

DESTAQUES

- PETROBRAS PN caía 2,5%, afetada pelo declínio dos preços do petróleo no exterior. Investidores também seguem atentos a potenciais medidas de atenuação do efeito de alta dos ingredientes aos ingredientes. Na véspera, o presidente da Câmara dos Deputados apresentou proposta a partir de uma mudança na forma de tributação do ICMS sobre o insumo.

- ITAÚ UNIBANCO PN e BRADESCO PN recuavam 1,7% e 1,8%, respectivamente, em meio ao movimento mais vendedor generalizado na bolsa, com os destaques negativos no setor sendo BANCO PAN PN, em queda de 6%, BTG UNIDADE PACTUAL , com declínio de 4,4%, e BANCO INTER PN, em baixa de 3,7%.

- MÉLIUZ ON perdia 3,6%, após prévia operacional do terceiro trimestre que indicação queda na abertura de contas por dia útil na comparação com os três meses anteriores. No pior momento, as ações caíram mais de 5%.

- VALE ON rondava a estabilidade, tendo também no radar notícia de que a produção de concentrado de cobre da companhia na mina do Salobo, em Marabá (PA), foi suspensa e preliminares apontam o retorno até o fim deste mês, após um incêndio atingir parcialmente a correia transportadora da operação.

- RUMO ON mostrava elevação de 1,4%, única ação em alta do Ibovespa. A operadora de logística estimou em 16 milhões de toneladas o volume total aproximado de grãos migrado de Rondonópolis para outros terminais até 2030 com o terminal rodoferroviário de Rondonópolis para Cuiabá e para Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso.

Wall St recua após dados da ADP alimentarem temores de redução de estímulo

(Reuters) - Os principais índices de Wall Street caíam nesta quarta-feira depois de dados mostramem forte criação de vagas no setor privado dos Estados Unidos no mês passado alimentando como preocupações com uma redução do estímulo monetário mais cedo que o esperado passado dos crescentes temores com uma contabilidade mais elevada.

O Relatório Nacional de Emprego da ADP abriu a abertura de 568 mil, postos de trabalho no setor privado no mês passado, contra a expectativa de analistas de 428 mil. [L1N2R20W6]

"Em suma, parece que o ganho no emprego vai se classificar como 'decente', que é o limiar que a cadeira do Fed, Jerome Powell, sugeriu para avançar com o anúncio de redução de estímulo na reunião do final de novembro", disse Paul Ashworth, economista-chefe da Capital Economics.

Os números foram divulgados antes do relatório de emprego mais comum do governo, na sexta-feira, que deve se consolidar como justificativas para que o Federal Reserve desacelere as compras de ativos.

O rendimento do Tesouro de 10 anos atingiu a sua máxima desde junho mais cedo na sessão, as ações das empresas mega-caps de crescimento como Apple Inc, Facebook, Microsoft Corp e Alphabet Inc, que perdiam entre 0,5% e 1,9% depois de forte recuperação na terça-feira.

Todos os 11 principais setores do S&P 500 eram negociados na baixa, com o financeiro e o industrial perdendo 1% cada.

Às 11:29 (horário de Brasília), o índice Dow Jones caía 0,71%, a 34.070 pontos, enquanto o S&P 500 perdia 0,830933%, a 4.310 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq recuava 0,71%, a 14,332 pontos.

Temores inflacionários derrubam ações europeias em meio a alta do petróleo

(Reuters) - As ações de montadoras, varejo e viagens caíram mais de 2,5% nesta quarta-feira, liderando como perdas entre os principais setores da Europa, já que os crescentes preços do petróleo e do gás intensificaram temores de que a informação prejudicará o crescimento econômico.

O índice FTSEurofirst 300 caiu 0,99%, a 1.747 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 perdeu 1,03%, a 451 pontos, devolvendo quase todos os ganhos ganhos na terça-feira.

Os preços do gás no atacado na Holanda e no Reino Unido atingiram máximas gravações nesta terça-feira, em meio a aumentos mais amplos nos preços de energia.

"A zona do euro é uma das maiores perdedoras (com a alta nos preços do gás natural) no mundo desenvolvido, com a deterioração de conta corrente potencialmente se aproximando de 2% do PIB", disse o Deutsche Bank em nota.

"Movimentos recentes podem potencialmente zerar o superávit comercial da Europa se persistirem."

Uma crise global de energia, escassez de mão de obra e outras restrições da cadeia de abastecimento pesado na recuperação da economia global, num momento em que as principais bancos centrais estão considerando aliviar o enorme estímulo da era da pandemia. O STOXX 600 já caiu cerca de 5,5% desde que atingiu um pico recorde em agosto.

Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 1,15%, a 6.995,87 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 1,46%, a 14,973,33 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 1,27%, a 6.493,12 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse / Mib teve desvalorização de 1,35%, a 25.605,73 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 1,71%, a 8.775,00 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 1,33%, a 5,460,27 pontos.

 

BC russo sinaliza aumento iminente dos juros devido à alta da informação

MOSCOU (Reuters) - O banco central da Rússia vai aumentar sua taxa básica de juros ante o patamar de 6,75% em sua reunião de 22 de outubro, sinalizou seu vice-presidente, Alexei Zabotkin, nesta quarta-feira, enquanto o banco se prepara para subir sua previsão para a previsão, que está bem acima da meta de 4%.

O banco central elevou sua taxa básica de juros cinco vezes neste ano, já que a informação, sua principal área de responsabilidade, disparou para perto de 7,3%, nível visto pela última vez em 2016, impulsionada pela fraqueza do rublo e pela alta mundial nos preços dos alimentos.

A recente elevação nos custos de energia na Europa representa riscos extras para os preços na Rússia devido à chamada "notícia importada", disse Zabotkin em coletiva de imprensa.

Zabotkin disse que o banco central aumentará sua taxa básica de juros para controlar a informação, acrescentando que os sinais da reunião de setembro do conselho ainda são relevantes.

"A taxa básica (de juros) vai seguir uma trajetória que retorna para 4%, a taxa básica será elevada o quanto for necessário para atingir essa meta", disse Zabotkin nesta quarta-feira.

"Não pretendemos dar aos mercados quaisquer sinais adicionais hoje", disse ele, contribuando que a taxa básica de juros não chegará aos dois dígitos.

Em 22 de outubro, o banco também irá aumentar a previsão de avanço para este ano, ante atuais 5,7% a 6,2%, e revisará outras projeções benefício, incluindo uma trajetória de sua taxa básica de juros, disse Zabotkin.

A notícia recuará no próximo ano graças à política monetária mais rígida do banco, disse Zabotkin.

O banco central, que esperava o arrefecimento da informação para 4,0% a 4,5% no final de 2022, informado nesta quarta-feira que vai estudar os motivos para reduzir a meta de 4%. O banco mencionou outros países que possuem uma meta inferior.

Em café com ruralistas, Bolsonaro reafirma a importância da eleição de 2022 para composição do STF

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro reafirmou nesta quarta-feira a necessidade de ter ministros necessários com seu campo político no Supremo Tribunal Federal (STF) para aprovar pautas de seu interesse e relembrou, em conversa com deputados da Frente Parlamentar da Agropecuária ( FPA), que o próximo presidente indicará mais dois ministros para um corte.

"Quem se eleger presidente no ano que vem, no primeiro semestre ... indica mais dois ministros do STF. Se for alinhado conosco, (nota) 10. Ficam quatro garantidos lá dentro. Além de outros que votam com a gente. Não é que votam com a gente, votam as pautas que têm que ser votadas do nosso lado ", afirmou.

Bolsonaro disse ao grupo de aproximadamente 40 parlamentares --entre nomes da FPA e outros que estavam ali apenas por serem aliados de Bolsonaro, como Bia Kicis (PSL-DF) - que não estava "votos votos" ou se lançando candidato, mas que era preciso pensar bem em quem estaria na Presidência a partir de 2023.

"Então isso é primordial. Ninguém está pedindo o voto, nem se lançando candidato. Mas uma pessoa alinhada a nós tem que estar sentada naquela cadeira a partir de 23", disse.

O presidente tem repetido o fato de que o próximo presidente indicará mais dois ministérios e da necessidade de ter mais ministérios conservadores e de direita no STF. Apesar de ter amainado as críticas públicas nas últimas semanas, depois de crescer como a correção de impeachment por suas constantes persistentes e à democracia, Bolsonaro tem uma relação de conflito constante com o STF.

Por trás da animosidade com o Judiciário, estão processos contra ele e seus filhos. Nesta quarta, por exemplo, o Supremo deve decidir se o presidente terá que depor presencialmente nenhuma investigação em que é acusado de tentar interferir na Polícia Federal.

Bolsonaro indicou já dois ministérios ao STF. O primeiro, Nunes Marques, foi apontado para o cargo no final do ano passado em substituição a Celso de Mello. O segundo, André Mendonça --ex-ministro da Justiça e ex-Advogado Geral da União do governo atual--, foi indicado em julho para substituir Marco Aurélio Mello.

No entanto, sua sabatina nem sequer foi marcada ainda pelo presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), que resiste à indicação do ex-ministro.

Para tomar posse, os ministérios do STF precisam passar por sabatina e serem sustentados na CCJ. Depois, o nome vai a plenário do Senado para votação secreta.

Criação de vagas no setor privado dos EUA acelera em setembro, mostra ADP

WASHINGTON (Reuters) - A criação de vagas de trabalho no setor privado dos Estados Unidos subiu mais do que o esperado em setembro, conforme as alterações por Covid-19 ocorrer a diminuir, permitindo aos norte-americanos voltarem a viajar e frequentar restaurantes, entre outras atividades.

Foram criados 568 mil empregos no setor privado no mês passado, divulgado nesta quarta-feira o Relatório Nacional de Emprego da ADP. Os dados de agosto foram revisados ??para baixo para mostrar geração de 340 mil vagas, em vez das 374 mil boladas relatadas.

Economistas consultados pela Reuters previam criação de 428 mil postos de trabalho.

O relatório da ADP é desenvolvido em conjunto com o Moody's Analytics e foi divulgado antes dos dados do Departamento de Trabalho para setembro, mais abrangentes e observados de perto, que serão informados na sexta-feira.

Embora tenha sinalizado forte desaceleração no crescimento do emprego em agosto, a pesquisa possui um histórico ruim de previsão da criação de vagas no setor privado no relatório da agência de estatísticas de trabalho, diferença às diferenças de metodologia.

"Continuamos acreditando que o relatório da ADP não é um indicador confiável dos dados de emprego do relatório divulgado pela agência", disse Daniel Silver, economista do JPMorgan em Nova York. "Na primeira publicação dos números de julho, os dados do ADP pré-criação de 330 mil postos de trabalho no setor privado, enquanto os dados da agência criada de 703 mil vagas."

Segundo economistas do Bank of America Securities, uma análise de dados necessários que os trabalhadores continuam retornando aos seus locais de trabalho, com o tráfego aéreo e as refeições fora de casa também começando a aumentar. Eles observaram que os dados de cartões de crédito e débito também existiam uma clara alta nas novas compras e queda nas restituições, "sinal de que as pessoas estão se engajando novamente nas atividades de lazer, ou que coincidam com a queda nos casos de Covid" .

De acordo com pesquisa da Reuters com economistas, a criação de empregos no setor privado foi provavelmente de 450 mil postos de trabalho em setembro, após abertura de 243 mil vagas em agosto. A expectativa é de que as contratações do governo têm aumentado em cerca de 23 mil, o que levaria a uma abertura geral de 473 mil postos de trabalho.

A economia dos EUA criou 235 mil postos de trabalho em agosto, o menor número em sete meses. O relatório de empregos de setembro será essencial para o Federal Reserve, depois que o banco central dos EUA sinalizou no mês passado que deve começar a reduzir suas compras mensais de títulos já em novembro.

 

McConnell oferece extensão de teto da dívida dos EUA até dezembro

WASHINGTON (Reuters) - O principal republicano do Senado dos Estados Unidos, Mitch McConnell, disse nesta quarta-feira que seu partido apoiaria uma extensão do teto da dívida federal até dezembro, medida que impediria um calote histórico com um pesado tributo econômico.

Isso poderia servir de rampa para um impasse de meses entre os democratas do presidente Joe Biden e os republicanos de McConnell, que esperava-se, bloqueariam nesta quarta-feira uma terceira tentativa dos democratas do Senado de elevar o teto da dívida, atualmente em 28,4 trilhões de dólares.

"Para proteger o povo norte-americano de uma crise de curto prazo criada pelos democratas, também permitir que os democratas usem procedimentos normais para aprovar uma extensão do limite de dívida de emergência em um valor fixo em dólares para cobrir os níveis de gastos atuais em dezembro ", disse McConnell em comunicado nesta quarta-feira.

A votação processual da tarde desta quarta-feira visa permitir ao Senado iniciar o debate de um projeto de lei que suspenderia o limite da dívida até dezembro de 2022, após as alterações que determinão o controle do Congresso pelos próximos dois anos.

Isso foi aprovado na Câmara dos Deputados, controlado pelos democratas, na semana passada, mas os republicanos a protelaram no Senado com a obstrução.

Sem uma resolução rápida, alguns serviços do governo podem ser suspensos, como a entrega de cheques de benefícios da Previdência Social.

Exportações de carne de frango do Brasil crescem 21,3% em setembro

Levantamentos da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) mostram que as exportações brasileiras de carne de frango (considerando todos os produtos, entre in natura e processados) totalizaram 418,5 mil toneladas em setembro, número que superou em 21,3% os embarques realizados no mesmo período de 2020, com 345 mil toneladas.

O bom desempenho das exportações gerou receita de US$ 730,5 milhões, resultado  52,5% maior que os US$ 479 milhões registrados em setembro de 2020. 

No acumulado do ano (janeiro a setembro), as exportações de carne de frango totalizaram 3,466 milhões de toneladas, desempenho 9% superior ao embarcado nos nove primeiros meses de 2020, com 3,178 milhões de toneladas. 

Com isso, o resultado em dólares das exportações alcançou US$ 5,623 bilhões, número 21,7% maior que a receita registrada no mesmo período do ano passado, com US$ 4,619 bilhões.  

“O desempenho das exportações efetivadas no terceiro trimestre foram especialmente elevadas, superando a média mensal de 400 mil toneladas em volumes e US$ 700 milhões no saldo cambial.  São indicadores que reforçam as projeções da ABPA para um ano com resultados recordes nas exportações”, avalia Ricardo Santin, presidente da ABPA.

A China, principal destino dos embarques brasileiros, importou 63,2 mil toneladas em setembro, volume 20,4% superior ao embarcado no mesmo período do ano passado.  Em seguida vieram Japão, com 46,9 mil toneladas (+45,2%) e Emirados Árabes Unidos, com 43,2 mil toneladas (+66,3%).  Outros destaques foram Filipinas, com 20,5 mil toneladas (+1118,8%), União Europeia, com 16,9 mil toneladas (+20,8%) e México, com 9,2 mil toneladas (+348%).

“A retomada gradativa das atividades tem impulsionado o consumo em diversos destinos de exportação do Brasil, o que é especialmente notável no Oriente Médio e Ásia, além de regiões importadoras de produtos de mais valor agregado, como é o caso da União Europeia. A oferta mundial está adequada à demanda, o que vem sustentando os preços internacionais e a receita das exportações”, detalha Luís Rua, diretor de mercados da ABPA.

Leia mais:

+ Exportação de carne de frango em setembro/21 supera em 55% o faturamento de setembro/20

Fonte:  ABPA
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário