Soja brasileira bate todos os recordes na exportação, 100 milhões de toneladas até agora!

Publicado em 26/10/2021 15:43 e atualizado em 26/10/2021 17:25
Edição do Tempo&Dinheiro desta 3a.feira, 26/outubro/21, com João Batista Olivi

Os dados da SECEX desta semana mostram que o complexo Soja segue batendo recorde de exportações até o momento.  Com 84,1 milhões de toneladas do grão junto com 14,8 milhões de toneladas de Farelo e 1,4 milhão de toneladas do Óleo.

A soja segue como maior produto do Brasil. Alimentando o mundo e alimentando os brasileiros que seguem consumindo o Óleo de Soja mais barato do Mundo.  Farelo de Soja barato que faz o Frango e Suino Brasileiros mais baratos do mundo aos brasileiros. (Por Vlamir Brandalizze).

Brasil abre 313.902 vagas formais de trabalho em setembro

BRASÍLIA (Reuters) - O Brasil abriu 313.902 vagas formais de trabalho em setembro, desempenho aquém do esperado e também inferior ao registrado no mesmo período do ano passado, apontou o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgado nesta terça-feira pelo Ministério do Trabalho e Previdência. Em pesquisa Reuters com analistas, a expectativa era de criação líquida de 367.409 postos. Em setembro de 2020, o resultado foi de uma abertura de 319.151 vagas, na série com ajustes.

Mesmo assim, o ministro do Trabalho, Onyx Lorenzoni, ressaltou que foi mantida a tendência de abertura de mais de 300 mil vagas ao mês.

"É a expectativa que todos nós temos de atingir números ainda maiores dentro deste 2021", disse ele, em coletiva de imprensa.

Em setembro, todos os cinco setores pesquisados exibiram saldo positivo, com destaque para serviços, com abertura de 143.418 vagas. Aparecem em seguido a indústria geral (+76.169 postos), comércio (+60.809 postos), construção (+24.513 postos) e agricultura e pecuária (+9.084 postos). No acumulado do ano, foi registrado saldo positivo de 2.512.937 postos, desempenho mais forte para o período na série disponibilizada pelo ministério, com início em 2010, o que foi classificado pelo ministro como uma "demonstração clara" da recuperação da economia.

De janeiro a setembro do ano passado, houve fechamento de 558.597 postos, desempenho diretamente afetado pela pandemia de coronavírus e pelas medidas de distanciamento social que foram implementadas para frear o contágio de Covid-19.

Durante a coletiva, Onyx ressaltou que o governo também está atento à grande informalidade no Brasil e que programas estão sendo estudados para atender esse contingente.

Ao ser questionado sobre quais seriam essas iniciativas, o secretário-executivo do Trabalho, Bruno Dalcolmo, afirmou que o governo tem mantido discussões com parlamentares para retomada de alguns temas da Medida Provisória 1045.

A MP, originalmente concebida para prorrogar o programa de manutenção dos empregos criado em função da pandemia, mas que passou a incluir mudanças na legislação trabalhista, foi aprovada na Câmara dos Deputados, mas rejeitada no Senado. O substitutivo do texto, de autoria do deputado Christino Aureo (PP-RJ), criava programas de primeiro emprego e de qualificação profissional e estabelecia restrições à Justiça gratuita.

Manifestantes do Equador bloqueiam estradas em protestos contra preço dos combustíveis

Logotipo Reuters

QUITO (Reuters) - Manifestantes do Equador protestaram nesta terça-feira contra as políticas econômicas do presidente conservador Guillermo Lasso dias depois de ele elevar os preços da gasolina, e estradas foram bloqueadas em algumas partes do país.

Lasso, um ex-banqueiro que tomou posse em maio, descartou na semana passada aumentos incrementais planejados para a gasolina, que foram concebidos para futuramente alinhar o preço aos custos internacionais, depois da pressão de indígenas e de outros grupos.

Ao invés disso, ele optou por elevar o preço da gasolina aditivada para um valor fixo de 2,55 dólares por galão de 4,5 litros e o diesel para 1,90 dólar por galão.

Mas sindicatos e outras organizações querem que Lasso congele o preço da gasolina aditivada, o combustível mais usado do país, e o diesel em taxa mais baixas, além de isentar dos aumentos todos os setores atingidos duramente pela pandemia de Covid-19.

Lasso já está negociando um possível esquema de compensação com os caminhoneiros.

Os custos da gasolina aumentaram consideravelmente desde que Lenín Moreno, o antecessor de Lasso, adotou remarcações mensais em maio de 2020.

O trânsito da capital Quito estava normal na manhã desta terça-feira. Grandes sindicatos pedem que seus membros participem de uma marcha marcada para as 16h.

Em outras áreas, inclusive na rodovia que liga Quito ao norte do país, setores da estrada foram bloqueados com terra e árvores, e estradas de várias províncias andinas foram fechadas, disse o serviço de emergências ECU 911.

Expectativa é "muito positiva" para fechamento da arrecadação em 2021, diz secretário da Receita

BRASÍLIA (Reuters) - O secretário especial da Receita Federal, José Tostes, afirmou nesta terça-feira que, mantido o atual nível de desempenho e faltando apenas um trimestre para o fim deste ano, a expectativa é "muito positiva" para fechamento da arrecadação de 2021.

Em setembro, a arrecadação teve alta real de 12,87% e no acumulado dos nove primeiros meses do ano o crescimento foi de 22,30%, mostraram dados da Receita divulgados nesta tarde. Segundo Tostes, os números reforçam as evidências sobre a recuperação da economia.

Ele reconheceu que medidas que foram adotadas em 2020 em meio à pandemia, como diferimentos de tributos, afetaram a base de comparação, mas frisou que mesmo expurgados esses efeitos há aumento real de arrecadação em 2021.

Arrecadação federal sobe 12,87% e atinge nível recorde para setembro

BRASÍLIA (Reuters) - A arrecadação do governo federal teve alta real de 12,87% em setembro sobre igual mês do ano passado, a 149,102 bilhões de reais, maior valor já registrado para o mês na série histórica iniciada em 1995, divulgou a Receita Federal nesta terça-feira.

O resultado veio levemente acima da expectativa de arrecadação de 147,85 bilhões de reais, segundo pesquisa Reuters com analistas, e foi diretamente beneficiado pela alta de 16,94%nos impostos recolhidos das empresas a título de Imposto de Renda Pessoa Jurídica/Contribuição Social sobre Lucro Líquido.

De janeiro a setembro, a arrecadação cresceu 22,30%, também em termos reais, somando 1,349 trilhão de reais --patamar também recorde para o período.

Segundo a Receita, o resultado nos nove primeiros meses do ano foi positivamente impactado por recolhimentos extraordinários de cerca de 31 bilhões de reais em IRPJ/CSLL. No mesmo período de 2020, a arrecadação extraordinária nessa linha foi muito menor, alcançando 5,3 bilhões de reais.

Enquanto em 2020 os diferimentos de tributos somaram 58,069 bilhões de reais de janeiro a setembro, tendo sido permitidos pelo governo para mitigar os efeitos da crise de coronavírus, neste ano eles somaram apenas 2,031 bilhões de reais no mesmo período.

Em contrapartida, as compensações tributárias subiram 28,05% no acumulado de 2021, a 152,987 bilhões de reais.

Olhando apenas para as receitas administradas pela Receita Federal, houve aumento de real de 12,45% em setembro e de 21,50% no acumulado do ano. Excluídos os fatores não recorrentes, as altas seriam de 10,34% e 13,79%, respectivamente, informou a Receita.

S&P 500 e Dow tocam máximas históricas com força da tecnologia e otimismo sobre balanços

(Reuters) - O índice S&P 500 atingiu uma máxima recorde nesta terça-feira, impulsionado por Tesla, Nvidia e outras empresas relacionadas à tecnologia, enquanto resultados corporativos promissores de UPS e GE elevaram o otimismo em torno da temporada de balanços.

A Tesla saltava 5,4%, estendendo um rali recorde que ajudou a líder em carros elétricos a ultrapassar 1 trilhão de dólares em valor de mercado na segunda-feira, após receber da locadora de automóveis Hertz seu maior pedido já registrado.

A fabricante de chips Nvidia disparava 7,8% e tocou um pico recorde, enquanto ganhos de Amazon, Apple e Microsoft ajudavam o Nasdaq, índice pesado em tecnologia, a superar seus pares.

Todos os 11 principais setores do S&P 500 avançavam nesta terça-feira, com as ações de tecnologia e consumo não essencial liderando os ganhos.

Alguns balanços corporativos estelares ajudaram a impulsionar o Dow e o S&P 500 para máximas recordes, levantando o ânimo dos investidores em outubro depois que preocupações com a inflação, redução de estímulos pelo Federal Reserve e a crise do grupo imobiliário China Evergrande abalaram os mercados no mês passado. O Nasdaq está sendo negociado cerca de 0,4% abaixo de seu pico recorde de 7 de setembro.

Às 12h37 (horário de Brasília), o Dow Jones subia 0,32%, a 35.853,95 pontos. O S&P 500 ganhava 0,66%, a 4.596,50 pontos, enquanto o Nasdaq avançava 0,86%, a 15.357,49 pontos.

Vendas de novas moradias nos EUA atingem máxima em 6 meses; preço médio fica acima de US$ 400 mil

(Reuters) - As vendas de novas moradias para uma única família nos Estados Unidos atingiram uma máxima em seis meses em setembro, mas os preços mais altos das residências vêm tornando a aquisição de uma casa menos acessível para alguns compradores de primeira viagem.

As vendas de casas novas subiram 14,0% no mês passado, para uma taxa anual ajustada sazonalmente de 800 mil unidades, patamar mais alto desde março, informou o Departamento de Comércio nesta terça-feira. O ritmo de vendas de agosto foi revisado para baixo, para 702 mil unidades, de 740 mil relatadas anteriormente.

Economistas consultados pela Reuters previam que as vendas de casas novas, que respondem por mais de 10% das vendas de casas nos EUA, aumentariam para uma taxa de 760 mil unidades. As vendas caíram 17,6% em setembro ante o mesmo período no ano anterior. Elas atingiram um pico de 993 mil unidades em janeiro, o maior desde o final de 2006.

A demanda por moradias aumentou no início da pandemia de coronavírus por um êxodo de áreas centrais de cidades para os subúrbios e outras regiões de baixa densidade, à medida que os norte-americanos buscavam acomodações mais espaçosas para o home office e ensino remoto. Essa demanda está diminuindo conforme os trabalhadores retornam aos escritórios e as escolas são reabertas para o aprendizado presencial, graças à vacinação contra a Covid-19.

O preço médio de uma casa nova aumentou 18,7% em setembro para 408.800 dólares em relação ao ano anterior. As vendas continuaram concentradas na faixa de preços de 200 a 749 mil dólares. As vendas no valor abaixo de 200 mil dólares, segmento muito procurado do mercado, representaram apenas 2% das transações.

Cerca de 74% das casas vendidas no mês passado estavam em construção ou a serem construídas. Havia 379 mil novas moradias no mercado, sem alteração ante agosto. As casas em construção representaram 62,5% do estoque, com as residências pendentes de construção respondendo por cerca de 28%.

Prévia da inflação é a mais alta para outubro em 26 anos e aumenta pressão sobre BC

SÃO PAULO (Reuters) - A prévia da inflação oficial deu um salto em outubro, marcando a maior taxa para o mês em 26 anos e com piora qualitativa, numa evidência de desafios ainda maiores à política monetária conforme os preços disparam num contexto de deterioração da percepção de risco fiscal.

As leituras mensais e em 12 meses do IPCA-15 vieram bem acima das estimativas de analistas consultados pela Reuters, o que provocava um novo rali nas taxas dos contratos de juros futuros negociados na bolsa brasileira, movimento que endossava apostas do mercado de alta de 1,50 ponto percentual ou mais da Selic na quarta-feira e perspectivas de juro perto de 11,5% já em março do ano que vem.

A taxa de 1,20% para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) foi a mais elevada para qualquer mês desde fevereiro de 2016 (+1,42%), segundo dados divulgados pelo IBGE nesta terça-feira. Em outubro de 2020, o índice tivera acréscimo de 0,94%.

Com o resultado deste mês, o IPCA-15 acumula alta de 8,30% no ano. Em 12 meses, a taxa foi a 10,34%, acima dos 10,05% registrados no mesmo período até setembro.

Os dados vieram bem acima das medianas das estimativas apuradas em pesquisa da Reuters, que indicavam alta de 0,97% no mês e de 10,09% em 12 meses.

Além do índice cheio, os núcleos da inflação --medidas que visam expurgar itens mais voláteis para permitir uma leitura mais precisa dos preços-- seguiram pressionados e vieram acima das estimativas da XP.

O IPCA-EX3, por exemplo --indicador subjacente de custos industriais e de serviços--, acelerou a 0,69% em outubro, acima da previsão da XP de 0,50% e do número de setembro (+0,60%), indicativo.

O IPCA-DP --dupla ponderação, que reduz o peso de itens mais voláteis-- até desacelerou a alta para 0,79% (de 0,82% em setembro), mas ainda veio muito acima da previsão de 0,67% da XP.

Os núcleos resistentemente pressionados são uma evidência da propagação dos choques primários --vindos da alta das commodities, da desvalorização da taxa de câmbio e da interrupção das cadeias de abastecimento, entre outros fatores-- aos preços gerais, com analistas vendo risco na persistência desses níveis elevados.

"O IPCA-15 de 1,20% em outubro é o maior para o mês desde 1995. Não é um dado de alta frequência isolado. A inflação vem piorando de forma consistente há algum tempo. Núcleos mostram elevada disseminação das pressões de preços. Não se trata apenas de choques de oferta", comentou Sérgio Goldenstein, chefe da área de estratégia da Renascença.

"A hora de agir é agora. Uma alta de 150 pontos-base (no juro) parece ser o cenário mais provável, mas não dá para descartar um aperto ainda maior. Atuando de forma mais tempestiva, talvez a taxa Selic terminal não precise ser tão alta", completou o ex-chefe do Departamento de Operações de Mercado Aberto do Bacen.

O BC começa nesta terça reunião de política monetária que se estenderá até quarta, quando o Copom divulgará sua decisão. Departamentos econômicos de grandes instituições financeiras migraram em peso as apostas de elevação de 1 ponto percentual para alta na faixa entre 1,25 ponto percentual e 1,50 ponto, mas a curva de juros era ainda mais agressiva, embutindo acréscimo de 1,84 ponto.

GRUPOS DO IPCA-15

Oito dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados mostraram aumento de custos em outubro, com o maior impacto (0,43 ponto percentual) e a maior variação (+2,06%) vindo de Transporte.

O grupo Habitação veio na sequência, com a alta de 1,87% adicionando 0,30 ponto percentual ao IPCA-15 cheio. A inflação nesse grupo acelerou em relação a setembro, quando havia marcado 1,55%.

A prévia da inflação foi pressionada ainda por Alimentação e bebidas, que viu alta de 1,38% nos preços, mais um grupo a mostrar intensificação na elevação dos custos --em setembro, tinha registrado acréscimo de 1,27%.

Klabin tem lucro líquido de R$1,2 bi no 3º tri

(Reuters) - A Klabin anunciou nesta terça-feira lucro líquido de 1,215 bilhão de reais para o terceiro trimestre, revertendo prejuízo de 191 milhões de reais um ano antes, em desempenho marcado por queda no endividamento e crescimento de receitas.

A receita líquida da companhia cresceu 40% ano a ano, para 4,358 bilhões de reais, ajudada por reajustes de preços em todos os segmentos. O volume de vendas aumentou 4% na mesma base de comparação, para 951 mil toneladas.

A Klabin é a maior produtora de papel para embalagens do país, tendo ingressado também em produção de celulose

O resultado medido pelo Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado totalizou 1,928 bilhão de reais, acréscimo de 56% frente aos mesmos três meses de 2020, com a margem passando de 40% para 44%.

A geração de caixa por tonelada, medida pelo Ebitda ajustado deduzido investimentos (capex) de manutenção em relação ao volume vendido, foi de 1.768 reais/t no terceiro trimestre, aumento de 55% em relação a igual intervalo do ano passado.

O endividamento líquido da Klabin em reais caiu 5%, para 19,95 bilhões de reais no final do terceiro trimestre, com a relação dívida líquida/Ebitda passando para 3,2 vezes, de 4,6 vezes um ano antes.

Confiança do consumidor dos EUA tem recuperação inesperada em outubro

WASHINGTON (Reuters) - A confiança do consumidor norte-americano subiu inesperadamente em outubro, com a melhoria das perspectivas do mercado de trabalho compensando os temores em relação à alta da inflação, o que sugere que o crescimento econômico acelerou no início do quarto trimestre.

O Conference Board informou nesta terça-feira que seu índice de confiança do consumidor aumentou para 113,8 neste mês, ante 109,8 em setembro, encerrando três meses seguidos de queda.

Economistas consultados pela Reuters previam recuo para 108,3.

PIB da Coreia do Sul fica abaixo do esperado no 3º tri; problemas de oferta pressionam

SEUL (Reuters) - A economia da Coreia do Sul cresceu a um ritmo mais lento do que o esperado no terceiro trimestre, à medida que o consumo privado moderado e o fraco investimento em construção e instalações compensaram a robustez nas exportações.

O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 0,3% no terceiro trimestre, com ajuste sazonal, segundo dados do Banco da Coreia (BOK), ritmo mais lento em cinco trimestres, após alta de 0,8% nos três meses anteriores.

Balanços otimistas elevam ações europeias para perto de máximas recordes

(Reuters) - As ações europeias fecharam em uma máxima em mais de dois meses nesta terça-feira, encerrando o pregão pouco abaixo de patamares recordes, já que fortes resultados de UBS, Reckitt Benckiser e outras empresas contribuíram para o otimismo geral em relação à temporada de balanços do terceiro trimestre.

O índice pan-europeu STOXX 600 subiu 0,8%, para 475,74 pontos, maior patamar para fechamento desde a máxima recorde de 475,83 pontos alcançada em agosto.

O setor de serviços financeiros ganhou 0,9%, já que o maior gestor de fortunas do mundo, o UBS, registrou seu maior lucro trimestral desde 2015, ajudado por atividade robusta de negociações.

A fabricante de produtos de limpeza Lysol Reckitt Benckiser saltou 5,8% e ficou entre os principais avanços no FTSE 100, do Reino Unido, depois de elevar sua previsão para o ano cheio e superar as estimativas para as vendas do terceiro trimestre.

O setor europeu de viagens e lazer teve o melhor desempenho no dia, avançando 1,9% devido a ganhos de 4,4% da operadora de hotéis Whitbread.

Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,76%, a 7.277,62 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 1,01%, a 15.757,06 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,80%, a 6.766,51 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,58%, a 26.970,95 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,90%, a 9.001,60 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,39%, a 5.714,00 pontos.

A taxa também ficou aquém da expansão de 0,6% apontada em pesquisa da Reuters.

O consumo privado, que gera quase metade do PIB sul-coreano, contraiu 0,3% no trimestre de setembro, após aumento de 3,6% no segundo trimestre, enquanto os investimentos em construção e instalações também registraram quedas de 3,0% e 2,3%, respectivamente.

As exportações cresceram 1,5%, recuperando-se do declínio de 2,0% no trimestre de junho, com fortes vendas de semicondutores e derivados de petróleo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário