O poder da colaboração entre produtores rurais e o papel da tecnologia no agronegócio; entrevista com fundador da AgroBrasil
“A informação tem muito valor”. É assim que Caio Junqueira, criador do AgroBrasil, descreve o fator que possibilitou o sucesso de seu aplicativo. A partir da colaboração entre usuários, diversos dados sobre o mercado, principalmente bovino, chega às mãos do produtor rural, por meio do celular, como forma de auxiliar a tomada de decisões no campo.
Como conta Junqueira, tudo começou de forma muito modesta. A princípio ele já era proprietário de uma corretora de valores, especializada em milho, soja e, sobretudo, pecuária. Quando houve a popularização do Whatsapp, ele criou um grupo onde as informações eram disponibilizadas. De início, o grupo era aberto. Com o rápido avanço de participantes, ele decidiu fechar para limitar a entrada de usuários. Mesmo assim, logo o número limite de integrantes (255) foi atingido.
As informações compartilhadas eram tantas que foi necessário contratar uma pessoa apenas para fazer o gerenciamento. Porém, chegou um momento em que a demanda exigida era muito grande e o empresário decidiu que iria desativar o grupo. Após uma conversa com sua esposa, ele foi orientado a não fazer isso. Em vez da desativação, ele deveria cobrar uma valor para permanência dos integrantes.
Com o objetivo de encerrar com as atividades no aplicativo de mensagens, Junqueira, em 2016, cobrou um valor mensal que ele considerava alto, de R$ 450, a fim de que todos saísses do grupo. Entretanto, ele foi surpreendido com um grande número de pessoas dispostas a pagar a quantia. Foi assim que teve início o AgroBrasi.
Passando o tempo, ele conseguiu criar o aplicativo, para que as informações fossem compartilhadas de maneira mais organizada. “É como se fosse um Waze do agronegócio”, compara Junqueira. “Uma tecnologia compartilhada, onde o próprio usuário está informando o que fazer e quais as melhores decisões. Essa analogia encaixa bem”, completa o criador do aplicativo.
A entrevista completa, com mais assuntos debatidos e mais informações, principalemente relacionadas à pecuária, pode ser conferida no vídeo acima. O programa Líderes do Agro vai ao ar, ao vivo, todas as quintas-feiras, a partir das 17h30. O foco é levar para os produtores brasileiros as principais inovações e iniciativas dos principais nomes de sucesso do agronegócio brasileiro.
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli