O poder da colaboração entre produtores rurais e o papel da tecnologia no agronegócio; entrevista com fundador da AgroBrasil

Publicado em 11/11/2021 18:09 e atualizado em 12/11/2021 11:38
Caio Junqueira Franco Neto - Consultor Analista da Agrobrazil
Caio Junqueira, fundador da empresa, conta como criou e desenvolveu do zero aplicativo de sucesso entre os agropecuaristas do Brasil

“A informação tem muito valor”. É assim que Caio Junqueira, criador do AgroBrasil, descreve o fator que possibilitou o sucesso de seu aplicativo. A partir da colaboração entre usuários, diversos dados sobre o mercado, principalmente bovino, chega às mãos do produtor rural, por meio do celular, como forma de auxiliar a tomada de decisões no campo.

Como conta Junqueira, tudo começou de forma muito modesta. A princípio ele já era proprietário de uma corretora de valores, especializada em milho, soja e, sobretudo, pecuária. Quando houve a popularização do Whatsapp, ele criou um grupo onde as informações eram disponibilizadas. De início, o grupo era aberto. Com o rápido avanço de participantes, ele decidiu fechar para limitar a entrada de usuários. Mesmo assim, logo o número limite de integrantes (255) foi atingido.

As informações compartilhadas eram tantas que foi necessário contratar uma pessoa apenas para fazer o gerenciamento. Porém, chegou um momento em que a demanda exigida era muito grande e o empresário decidiu que iria desativar o grupo. Após uma conversa com sua esposa, ele foi orientado a não fazer isso. Em vez da desativação, ele deveria cobrar uma valor para permanência dos integrantes.

Com o objetivo de encerrar com as atividades no aplicativo de mensagens, Junqueira, em 2016, cobrou um valor mensal que ele considerava alto, de R$ 450, a fim de que todos saísses do grupo. Entretanto, ele foi surpreendido com um grande número de pessoas dispostas a pagar a quantia. Foi assim que teve início o AgroBrasi.

Passando o tempo, ele conseguiu criar o aplicativo, para que as informações fossem compartilhadas de maneira mais organizada. “É como se fosse um Waze do agronegócio”, compara Junqueira. “Uma tecnologia compartilhada, onde o próprio usuário está informando o que fazer e quais as melhores decisões. Essa analogia encaixa bem”, completa o criador do aplicativo.

A entrevista completa, com mais assuntos debatidos e mais informações, principalemente relacionadas à pecuária, pode ser conferida no vídeo acima. O programa Líderes do Agro vai ao ar, ao vivo, todas as quintas-feiras, a partir das 17h30. O foco é levar para os produtores brasileiros as principais inovações e iniciativas dos principais nomes de sucesso do agronegócio brasileiro.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Igor Batista

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário