Alysson aponta a nova revolução na Agricultura, o uso do silício coloidal para ativar o fósforo

Publicado em 19/11/2021 17:36 e atualizado em 25/11/2021 14:14 6278 exibições
Alysson Paolinelli - Presidente Executivo da Abramilho
É a nova revolução da agricultura acontecendo no Brasil, aponta o "eterno" ministro Alysson Paolinelli. Semelhante à descoberta dos rizóbios, feita pela dra. Joanna Dobereiner

Podcast

 

Logotipo Notícias Agrícolas

Desta vez em cadeira de rodas (dor terrível no fêmur o impossibilita, às vezes, de andar), mesmo assim não menos entusiasmado, Paolinelli fala - nesta entrevista a João Batista Olivi - como reagiu à sua não indicação ao Prêmio Nobel da Paz. Foi decisão ideológica? Alysson, pragmático, usa o tempo da gravação para falar da nova revolução em curso na agricultura brasileira: o uso do silício coloidal para ativar o fósforo inerte no solo.

"Não estamos estamos à beira de um colapso na safra 22/23 por falta de fertilizantes? Ora, a solução está no solo. Já adicionamos fósforo à vontade, mas precisava disponibilizá-lo para as raízes. O silício (segundo maior elemento químico presente na natureza) pode fazer essa função, mas tem de ser o de caracteristica coloidal, de utilização mais desafiadora. As pesquisas estão avançando, em 3, 4 anos estaremos praticando a nova revolução, semelhante à da Dra. Joanna, em Seropédica (RJ), nos anos 1974. Aguardem para ver", diz Alysson.

Acompanhem!

Bolsonaro diz que governo está "se virando atrás de fertilizantes" para evitar desabastecimento 

Logotipo Reuters

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira que a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, trabalha para evitar o risco de desabastecimeto de fertilizantes no país.

"Está aí a Tereza Cristina se virando atrás de fertilizantes, porque há uma tendência de desabastecimento de fertilizantes", disse Bolsonaro na transmissão semanal ao vivo em redes sociais, nesta quinta-feira.

"O nosso agronegócio é de ponta? Sim. Mas depende em grande parte de produtos importados", afirmou, citando o potássio vindo da Rússia e outros nitrogenados da China.

"E o que é pior disso tudo, né: nós temos aqui potencial para isso tudo, mas o potássio que está lá na foz no rio Amazonas, aquela grande área está demarcada como terra indígena", acrescentou.

No mês passado, o presidente já havia adiantado que a ministra e o chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Flávio Rocha, trabalhavam em uma proposta para otimizar a utilização da matéria-prima disponível no Brasil para a produção de fertilizantes.

Na live desta quinta, o presidente também voltou a responsabilizar o ICMS pela alta do preço dos combustíveis e manifestou o desejo que o Supremo Tribunal Federal (STF) analise ação apresentada pelo governo sobre o tema.

Uso do pó de rocha para fertilidade do solo se torna alternativa ainda mais importante com a escassez de oferta

Mais do que as relações custo-benefício, uso do remineralizador intensifica adoção de boas práticas agrícolas e foco na sustentabilidade da produção brasileira.
Entrevista com Éder Martins – Pesquisador da Embrapa Cerrados
Tags:
Por:
João Batista Olivi
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

    O Dr. ALYSSON PAOLINELLI é o nosso "Anjo Gabriel".

    Um pequeno trecho que demonstra sua importância:

    "Motive as pessoas que você convive, inspire e expire coragem e ação. Não deixe o seu dom ser desperdiçado, assuma esse poder dentro do você e afaste tudo que possa vir atrapalhar o seu caminho".

    Além de tudo esse "SEO ALYSSON" é o protagonista de todos os avanços que o Brasil conquistou na área agropecuária, nos últimos 50 anos.

    MUITO OBRIGADO "SEO ALYSSON" !!!

    1
    • carlo meloni sao paulo - SP

      E' alguem que nos precisamos tirar o chapeu

      1