Um resgate da história de sucesso do agronegócio brasileiro com Décio Zylbersztajn

Publicado em 02/12/2021 17:42 e atualizado em 03/12/2021 14:41
Décio Zilberstain - Professor Titular Senior da USP
Professor Titular Sênior da USP falou sobre as iniciativas que impulsionaram a agropecuária nacional e a importância que a relação entre universidade e setor empresarial tiveram para tornar esse crescimento possível

Logotipo Notícias Agrícolas

O programa Líderes do Agro da última quinta-feira (02) recebeu o professor titular sênior da USP Dr. Décio Zylbersztajn, que fez um resgate histórico dos avanços do agronegócio brasileiro durante a segunda metade do século XX. Zylbersztajn falou sobre as mudanças que ocorreram na forma de gerenciar o agronegócio brasileiro e a importância de fazer uma conexão entre todas as áreas do setor.

O professor contou sua experiência de aprendizado em Harvad, nos Estados Unidos, e os conhecimentos adquiridos no país que foram fundamentais no Brasil. Sobretudo, Zylbersztajn reforçou a importância do segmento privado para o desenvolvimento dos conhecimentos obtidos por meio de pesquisa. Segundo ele, existe uma lacuna, uma dificuldade de conversação entre empresa de universidade, não apenas no agro, mas em muitas áreas no Brasil. “Tem várias razões para isso. Acho que quando surgem empresários e lideranças acadêmicas que percebem as vantagens de uma relação sadia, bem estruturada, ‘ganha-ganha’, você pode ter, pode alavancar empresas, e você pode alavancar pesquisa”, afirmou.

Ainda de acordo com o pressor, há uma dificuldade de compreender que a universidade precisa fazer pesquisa e o recurso público de pesquisa sempre foi pequeno, e hoje é menor ainda. “Precisamos muito do apoio das lideranças empresariais do agro para garantir que os recursos para pesquisa, para formação de jovens talentos vai permanecer, porque é agro que precisa disso ao longo do tempo. Então sempre houve aqueles que enxergaram as vantagens da cooperação, e sempre houve dos dois lados aqueles que relutam, que desconfiam”, declarou.

Durante o programa foram discutidos diversos outros assuntos, como a importância da educação para o desenvolvimento do país e as medidas de sustentabilidade como uma oportunidade para o agronegócio brasileiro. A conversa completa pode ser conferida no vídeo acima. O Líderes do Agro vai ao ar todas as quintas-feiras, a partir das 17h30, com o objetivo de transmitir as principais ideias e iniciativas dos grandes nomes de sucesso do agronegócio brasileiro.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário