Farsul avalia 2021 como ano positivo e propício para produtor ter feito caixa antes dos desafios de 2022

Publicado em 16/12/2021 10:45 e atualizado em 16/12/2021 11:25
Antônio da Luz - Economista - FARSUL
Economista da entidade acredita que em 2022 preços de venda serão recordes, mas custos subiram ainda mais e a rentabilidade será comprometida

Podcast

Entrevista com Antônio da Luz - Economista - FARSUL sobre o Balanço da Farsul - Grãos

Logotipo Notícias Agrícolas

De maneira geral, o ano de 2021 foi avaliado como positivo para a agropecuária pelo economista da Farsul (Federação da agricultura do Rio Grande do Sul), Antônio da Luz, que ressalta que está avaliação não se aplica para todos os produtores e nem à todas as culturas.

A avaliação aponta um ano com produção e preços muito positivos, com exceção de alguns casos como milho e leite, o que deu a oportunidade de os produtores olharem mais para a gestão, fortalecerem seus caixas e tomarem medidas para enfrentar anos difíceis com o que se desenha para 2022.

Para o próximo ano, o economista acredita que o volume produzido não será o esperado pelos produtores, que investiram 73% para a safra 2021/22 e haverá problemas de caixa e rentabilidade. Mesmo com preços se mantendo elevados, a alta nos custos de produção será ainda maior e deve corroer as margens.

Nesse cenário, a recomendação de da Luz é que os produtores cortem investimentos em que não há clareza da viabilidade econômica ou da disponibilidade em caixa.

Confira a íntegra da entrevista com o economista da Farsul no vídeo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário