Possibilidades do setor sucroenergético brasileiro e a importância do etanol no futuro do planeta

Publicado em 20/12/2021 19:15 e atualizado em 21/12/2021 15:30
Conexão Campo Cidade
O Conexão Campo Cidade da última segunda-feira (20) recebeu Ricardo Mussa, CEO da Raízen, que falou sobre a produção de açúcar e etanol no Brasil e a relevância do biocombustível no cumprimento das metas mundiais de sustentabilidade

O agronegócio e os setores urbanos estão intrinsecamente conectados, já que as cadeias produtivas de alimentos influenciam diretamente no cotidiano das cidades. Porém, muitos ruídos de comunicação entre as duas pontas geram discussões e desentendimentos que merecem atenção. Nesse contexto, o site Notícias Agrícolas e a consultoria MPrado desenvolveram o projeto Conexão Campo e Cidade, que visa debater diversas questões relacionadas aos negócios que envolvem os ambientes urbanos e rurais.

Confira aqui todas as edições do Conexão Campo Cidade

No programa da última segunda-feira (20) esteve em foco a discussão sobre o setor sucroenergético brasileiro e a importância do etanol para cumprimento das medidas de sustentabilidade. Para falar sobre esse assunto, o Conexão Campo Cidade recebeu Ricardo Mussa, CEO da Raízen, a 4ª maior empresa em faturamento e a 2ª maior distribuidora de combustíveis do Brasil.

 

Importância do etanol para as medidas descarbonização

A primeira questão do programa foi levanta por José Luiz Tejon, acerca do programa nacional RenovaBio, cujo objetivo é o estabelecimento de metas nacionais anuais de descarbonização para o setor de combustíveis, de forma a incentivar o aumento da produção e da participação de biocombustíveis na matriz energética de transportes do país.

Mussa afirmou que o programa ainda tem dimensão pequena, mas está funcionando ele. Segundo ele, os impactos mais relevantes serão percebidos a partir de 2023 e 2024. “A logística por trás dele é muito interessante. O modelo funciona, funcionou bem desde o ano passado”. Ele afirmou ainda que haverá impacto positivo até mesmo para o açúcar.

 

Açúcar brasileiro: a discrepância da relação entre qualidade e preço

Em relação ao açúcar, Mussa declarou que sempre quando o mundo precisa consumir mais do adoçante, o Brasil reduz a produção de etanol e passa a exportar mais açúcar. Isso é uma das causas que provocam a depreciação do preço da commoditie para os produtores nacionais.

Conforme observou o CEO, o Brasil tem o açúcar de melhor qualidade de todo o mundo, porém que possui o menor preço. Segundo ele, o principal fator para que isso ocorra é a falta de organização no país.

À frente da Raízen, uma das estratégias adotadas por ele foi a ampliação da capacidade de armazenagem, a fim de conseguir segurar o açúcar para vender com preços mais altos. Grande parte dos produtores do Brasil precisam vender rapidamente a produção, pois não têm capacidade para armazenar, como afirmou o CEO.

 

Brasil à frente do mundo na sustentabilidade

Um dos pontos destacados por Ricardo Mussa é que o Brasil está muito à frente de outras nações em relação à emissão de gases poluentes. O etanol produzido a partir da cana-de-açúcar emite pouquíssimo carbono na produção e é um substituto importante para o combustível fóssil, mais eficiente até mesmo que as baterias elétricas para veículos, por exemplo.

Porém, como ressaltou o CEO, o Brasil tem uma dificuldade muito grande para demonstrar esse potencial ao mundo. Para ele, ocorre um problema relacionado com a imagem que o país passa para o restante do mundo e até mesmo a ideia que a própria população brasileira tem da produção nacional. Como afirmou, falta orgulho dos brasileiros em relação às iniciativas sustentáveis desenvolvidas no país.

 

Políticas sustentáveis como agregação de valor

Ainda em relação à sustentabilidade, Mussa citou que a Raízen conseguiu multiplicar por dezena de vezes o valor de seus produtos ao garantir certificados de sustentabilidade. Dessa maneira, a redução de emissões de poluentes é uma forma de dar valor agregado à produção agrícola, pois mais consumidores e países têm se preocupado em adquirir produtos que sigam as políticas de preservação do meio ambiente.

Um exemplo disso, a qual o CEO se referiu como o maior ganho da conferência climática COP 26, realizada neste ano na Escócia, é o mercado de carbono. E o fator mais importante que ele destacou é a possibilidade de realmente mensurar o quanto de CO2 pode ser sequestrado pelo solo, podendo reembolsar o produtor de forma exata pelas técnicas sustentáveis que ele conseguiu colocar em prática.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário