Panorama das condições das lavouras nos estados do Rio Grande do Sul e Paraná

Publicado em 10/01/2022 18:51 e atualizado em 11/01/2022 15:25
Conexão Campo Cidade -
Conexão Campo Cidade (10/01/2022)

Podcast

Conexão Campo Cidade (10/01/2022)

Logotipo Notícias Agrícolas

O agronegócio e os setores urbanos estão intrinsecamente conectados, já que as cadeias produtivas de alimentos influenciam diretamente no cotidiano das cidades. Porém, muitos ruídos de comunicação entre as duas pontas geram discussões e desentendimentos que merecem atenção. Nesse contexto, o site Notícias Agrícolas e a consultoria MPrado desenvolveram o projeto Conexão Campo e Cidade, que visa debater diversas questões relacionadas aos negócios que envolvem os ambientes urbanos e rurais.

Confira aqui todas as edições do Conexão Campo Cidade

Na última segunda-feira (10), esteve em pauta as condições da lavoura nos estados do Rio Grande do Sul e Paraná, para a safra 21/22. Estiverem presentes como convidados os presidentes das cooperativas Cotrijal, Nei Manica, e do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, do Rio Grande do Sul e do Paraná, respectivamente.

CapaYT_CCC_1001

Soja segue com 40% da área sem plantar e milho sequeiro tem perdas superiores a 80% no RS

De acordo com as informações trazidas por Manica, o Rio Grande do Sul vive um dos piores momentos já registrados nas lavouras de soja. Outro momento de perdas históricas, citado por ele, foi o ano de 2005. Porém, naquela safra, houve um grande abortamento dos grãos. Já neste ano, grande parte dos grãos sequer está nascendo e 40% da água ainda não foi plantada até esta segunda semana de janeiro.

Com o milho a situação não é mais favorável. Segundo Manica, no Rio Grande do Sul as perdas estão entre 80% e 90% no milho sequeiro (sem irrigação). Contudo, ainda existe um alívio, pois os curtos de produção foram baixos em 2021, mas a rentabilidade que era esperada não será alcançada por muitos produtores.

Agora, a preocupação fica por conta da safra seguinte, pois os custos de produção serão os maiores dos últimos 30 anos. Conforme afirmou o presidente da Cotrijal, neste momento precisa haver alguma medida do Governo, com decisões rápidas, para equilibrar a conta dos produtores, caso contrário, muitos não conseguirão se manter na atividade.

 

No Paraná, soja tem perdas de 5 milhões de toneladas e situação do milho é a pior dos últimos 40 anos

Em relação ao Paraná, o estado fica em uma área de transição, ou seja, as lavouras apresentam condições regulares na parte norte e ruins mais ao sul. Inicial, o cenário se mostrava positivo, com o plantio começando em setembro, quando chovia bem em praticamente toda área agrícola. Porém, em novembro teve início uma seca bastante severa, que se estende até o momento, na segunda semana de janeiro.

Dessa forma, a soja, que representa metade do volume de toda safra de grãos no Paraná, segundo informações de José Roberto Ricken, deve colher 8 milhões de toneladas da oleaginosa, enquanto que a projeção inicial era de que fossem colhidos 13 milhões de toneladas, diante do total de área plantada. Segundo ele, já foram colhidos 10% do total de soja e as perdas nas lavouras já estão consolidadas.

A projeção para o milho era de fossem colhidas 4,2 milhões de toneladas. Agora após a seca, a expectativa é de que a produção fique em 2,2 milhões de toneladas. Segundo Ricken, está é a pior situação para o milho dos últimos 40 anos. O feijão também tem perdas consideráveis, em torno de 70%.

 

Procura por seguro rural e a proteína animal como fonte de segurança

O seguro rural tem sido de extrema importância para os produtores da região Sul. Nei Manica destacou que o seguro deve ser a principal bandeira na região Sul, onde tem ocorrido perdas severas nas lavouras, pois, segundo ele, faz com que o dinheiro retorne para a economia.

José Roberto Ricken afirmou que a procura pelo seguro rural no estado do Paraná registrou um aumento neste ano, principalmente devido às perdas sofridas pelos produtores com a safrinha do milho em 2021, quando o plantio ocorreu de maneira tardia e as lavouras foram atingidas por fortes geadas durante o inverno.

Além disso, Ricken afirmou que a produção de proteína animal é uma importante fonte de segurança para os produtores do Paraná. Segundo ele, cada vez mais os produtores têm optados pela criação de gado, suínos, aves e a produção de leite, paralelamente às lavouras, como uma forma de possuir uma segurança financeira, caso tenham prejuízos como o desta safra.

Alta dos preços, aumento de custos e baixa rentabilidade

Outro ponto destacado por José Roberto Ricken foram os preços do milho e da soja para os produtores. Segundo ele, o milho já está com valores acima do normal. Mas mesmo assim, caso aconteça perdas na safrinha deste ano, o reflexo será muito grande, com alta ainda mais significativas para o grão.

A soja, como Ricken afirmou, a variação dos preços ainda depende do resultado da produção no Centro-oeste brasileiro, onde choveu durante o último trimestre, porém de forma excessiva em algumas regiões. Além disso, outro fator importante é a demanda internacional. Assim, os preços da oleaginosa devem permanecer altos, porém não têm um risco de explodirem, como acontece com o milho.

Para os produtores, a maior preocupação fica por conta dos custos de produção na próxima safra. Para Ricken, existe atualmente um descontrole inflacionário. Em 2020, a saca da soja valia em torno de R$ 80. Em 2021, esse valor foi para R$ 150. Porém, mesmo com esse aumento, os agricultores têm uma rentabilidade menor, pois os custos de produção, incluindo fertilizantes, defensivos, máquinas agrícolas, combustível e arrendamentos, registraram altas ainda maiores. Segundo o presidente do sistema Ocepar, durante os próximos anos será necessário haver um planejamento muito grande por parte dos agricultores brasileiros.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Igor Batista
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário