Feito de histórias, o agronegócio comemora seu dia e celebra suas conquistas neste 25 de fevereiro

Publicado em 25/02/2022 11:14 e atualizado em 25/02/2022 12:02
Família Forastieli
A família Forastieri dividiu com o Notícias Agrícolas suas lembranças e trajetória para marcarmos esta data. Conheça e se emocione.

Podcast

Feito de histórias, o agronegócio comemora seu dia e celebra suas conquistas neste 25 de fevereiro

Logotipo Notícias Agrícolas

No Brasil ou em qualquer parte do planeta, o agronegócio é feito por pessoas e falar sobre sua história e falar sobre histórias pessoas. Sobre memórias de família, sobre legado. Assim, celebrar o agronegócio é celebrar o agricultor, as famílias que vivem do campo e pelo campo. É reunir pelas semelhanças as histórias dos mais de cinco milhões de produtores rurais no mundo todo. 

É olhar para famílias como a Forastieri. Encontro e complemento de gerações, como tantas propriedades são geridas no país. 

O Notícias Agrícolas reuniu Sr. Mário, Sr. Nilson e Nivaldo Forastieri para ouvir um pedacinho da importância do setor para esta família tão linda, tão genuína e que representa tão verdadeiramente a essência do agronegócio. Registramos a importância de se aprofundar as raízes para permitir que o crescimento seja certo. Seja consequência e alegria. Força e união. Poder crescer o quanto for possível, criar galhos e compartilhar. 

A família Forastieri é de origem italiana, da região da Calábria, e seus representantes no Brasil atuam na agricultura há mais de 80 anos. Tudo começou com a produção de café, no interior de São Paulo, passando para o Paraná, expandindo suas atividades para Mato Grosso do Sul e, em seguida, para o Mato Grosso. 

Ao lembrar do início, mesmo difícil, as memórias são claramente boas para sr. Mário Forastieri, de 87 anos. Enquanto ele relembrava sua história era possível perceber com quanto carinho todas aquelas lembranças estavam cuidadosamente armazenadas em seu coração. Relembrar os desafios lhe permitiu renovar a força, a coragem e a resiliência, valores tão presentes no campo. 

WhatsApp Image 2022-02-22 at 19.53.48
Anos 1950, início da vida de casado de sr. Mário Forastieri, 
​​​​​​ na fazenda em São Jorge do Ivaí/Paraná

Mais tímido, sr. Nilson Forastieri carrega no olhar a mesma força e determinação do pai. O mesmo carinho e generosidade transbordam o seu coração, ainda mais falar da mãe, dona Natalina, que sempre foi o esteio da família. Família esta que estendia os laços de sangue e chegava aos colaboradores das fazendas forma de marmitas quentinhas e deliciosas, temperadas com amor e cuidado. 

WhatsApp Image 2022-02-22 at 20.29.30
Colheita de soja atual 2022, Nilson Forastieri na fazenda em Diamantino/MT

Fotos: Arquivo pessoal/Família Forastieri

E todas essas qualidades parecem ter sido potencializadas ao formarem a personalidade de Nivaldo Forastieri. A tudo isso que herdou de seu pai e seu avô soma-se uma gratidão que não cabe no peito pela sorte que teve de chegar a este mundo em uma família tão incrível. É possível ver que o orgulho que carrega dos seus é combustível para que ele trilhe seu próprio caminho sem se esquecer jamais de onde veio. 

O jovem produtor foi quem intermediou esse encontro de gerações e reencontro de lembranças. Nivaldo honra, a cada palavra que diz, a cada lembrança que traz, as dificuldades vividas por quem veio antes dele, mas também se fortalece ao ver que há um imenso e já pavimentado caminho a sua frente para as gerações futuras. 

WhatsApp Image 2022-02-22 at 12.37.16
Ano 1988 em Itambé/Paraná na fazenda

Fotos: Arquivo pessoal/Família Forastieri

Ouvi-los, registrá-los e tê-los juntos falando sobre o agronegócio, a agricultura e amor pela terra contou mais sobre setor do que a reunião mais apurada e detalhada que poderíamos fazer sobre dados da produção agropecuária brasileira, sobre o saldo da balança comercial do país, ou sobre as mudanças tecnológicas que invadiram as propriedades Brasil a fora. 

Contar história de gente, da terra, de famílias como esta e de legados deixou o dia mais quente, mais vivo e mais iluminado. Feliz Dia do Agronegócio para quem está por trás dele. Feliz Dia do Agronegócio para nosso principal insumo: pessoas. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes e Lucas Santos
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário