Produção e exportação brasileira de sucos cítricos e seus produtos

Publicado em 14/03/2022 18:41 e atualizado em 16/03/2022 16:11
Produção e exportação brasileira de sucos cítricos e seus produtos
Convidado especial de hoje, Ibiapaba Netto, diretor executivo da CitrusBR, para falar sobre a produção e exportação brasileira de sucos cítricos e seus produtos.

Logotipo Notícias Agrícolas

O agronegócio e os setores urbanos estão intrinsecamente conectados, já que as cadeias produtivas de alimentos influenciam diretamente no cotidiano das cidades. Porém, muitos ruídos de comunicação entre as duas pontas geram discussões e desentendimentos que merecem atenção. Nesse contexto, o site Notícias Agrícolas e a consultoria MPrado desenvolveram o projeto Conexão Campo e Cidade, que visa debater diversas questões relacionadas aos negócios que envolvem os ambientes urbanos e rurais.

Confira aqui todas as edições do Conexão Campo Cidade

Nesta semana, o destaque do programa foi o setor de sucos cítricos brasileiro, sobretudo o suco de laranja. Para falar sobre esse assunto, o Conexão Campo Cidade recebeu Ibiapaba Netto, diretor-executivo do CitrusBR, associação que reúne as principais empresas produtoras e exportadoras brasileiras de sucos cítricos e seus produtos. 

CapaYT_CCC_1403

Espaço do Brasil no mercado internacional de suco de laranja

Conforme destacou Netto, o Brasil é o grande player do mercado internacional, responsável por 3/5 do comércio de suco de laranja em todo o mundo, de acordo com dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, sigla em inglês).

Dessa forma, a cada cinco copos de suco de laranja consumidos em todo o planeta, três foram produzidos no Brasil. A Europa é o principal mercado consumidor, concentrado 70% das exportações brasileiras. Na sequência parece os Estados Unidos, que exportam de 15% a 20% do total, dependendo do quanto produzem na na Flórida.

A grande novidade, de acordo com Netto, é a China, onde o total de exportação vem crescendo bastante. Há 4 anos, representava 2% a 3%. Neste ano safra, que fecha no final de junho, está com 8% e deve ser o melhor mercado nos últimos 10 anos e o segundos nos últimos 20. Segundo o editor-executivo, a China importava, mas começou a produzir. Agora, ela tem voltado a importar com mais força do Brasil.

 

Consumo na pandemia: mudança de rotina e a escolha do suco como opção saudável

Uma questão levantada por Marcelo Prado foi se a presença de vitamina C no suco de laranja, importante para fortalecer o sistema imunológico, ajudou a ampliar o consumo no mercado global. Segundo Ibiapaba, no início da pandemia, houve uma corrida atrás de suco de laranja. Em algumas lojas de varejo nos Estados Unidos e Europa acabou o suco, pois os consumidores compraram em grande quantidade por não saberem quanto teria.

Mas ao longo dos meses, o consumo ficou estável em patamares elevados. Assim, Netto afirmou tirar duas conclusões para que isso ocorresse: por conta da relação da saúde e por causa do hábito. Em casa, as pessoas tinham mais tempo para o café da manhã. Uma empresa de cereal matinal também teve crescimento.

Entretanto, a vantagem foi apenas para o varejo. O setor de food service, que abrande o consumo "fora de casa", englobando restaurantes, bares, conversões, aviões, etc., estiveram fechados e, por isso, o consumo ficou quase “elas por elas”.

 

Reputação brasileira e o comércio europeu

Outro ponto destacado na conversa foi a reputação internacional dos produtos brasileiros. De acordo com Netto, é um problema, porque a reputação brasileira é ruim. O mercado poderia ter problema se soubessem que suco é brasileiro. Porém isso é erro. Ele afirma que a área de produção está consolidada entre Minas e São Paulo. A cada 2,5 hectares de laranja, um é de mata nativa preservada. "O quanto a gente preserva, é mais do que uma cidade de Londres", ressalta.

Contudo, no final das contas, nenhum setor está acima do que o país representa. Está em comunicação com os varejistas, que são os responsáveis para determinar quais setores são de risco ambiental ou não. A Europa tem discutido leis de importações em relação à sustentabilidade. Então enquanto a marca Brasil pode ser uma oportunidade, por ser um serviço ambiental prestado para o mundo, também é um risco.

Netto revelou que os sucos são vendidos na Europa para os engarrafadores, que envasam e vendem com marcas europeias. No futuro, vai precisar ser rotulada a origem. O problema hoje, para ele, é a "commoditização" da informação. O comprador não sabe distinguir o produto brasileiro produzido na vanguarda da sustentabilidade e outro qualquer na franja do desmatamento, o que é um problema de comunicação. Ele frisa que comunicação não é que se fala, mais sim o que se entende. A questão, segundo Ibiapaba, é: eles querem entender?

O que acontece no Brasil é também instrumento político para que se levantem barreiras ao agronegócio. A forma aguda com é tratada a questão brasileira extrapola limite do razoável e a Europa dita suas regras, de acordo com o diretor-executivo.

 

Protecionismo americano e espaço adquirido pelo México no mercado

Uma das barreiras enfrentadas pelo setor é a alta a tarifa para entrar nos Estados Unidos. Segundo Netto, hoje são pagos US$ 415,18 por tonelada de suco vendido. Porém, o maior problema do mercado americano são os mexicanos, que têm acordo de livre-comércio.

Na ponta do lápis, a diferença de custo chega a US$ 600. Assim, hoje, no mercado americano, o suco mexicano é prioritário. Com isso, tomou do Brasil 200 milhões de dólares por ano. Graças a uma diplomacia comercial muito boa, grande parte das praças prioritárias tem acordos melhores com o México e elem podem incomodar ainda mais, mas depende do clima e capacidade produtiva.

 

Relação do suco de laranja com o açúcar

O diretor-executivo ressaltou a questão da imagem que o suco de laranja carrega em relação ao açúcar. Segundo ele, de fato um copo tem em média 117 calorias. Isso não é praticamente nada, dentro de uma dieta equilibrada. Porém, o suco de laranja pode ter função importante na dieta de emagrecimento, pois libera o hormônio da saciedade. Consumir antes do almoço e jantar, reduz o consumo de comida. Também ajuda no tratamento de diabetes, pode ser estratégico em alguns casos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Igor Batista
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário