Produzir menos e lucrar mais: valor agregado no Brasil com a produção de cafés especiais

Publicado em 25/04/2022 18:50 e atualizado em 27/04/2022 08:32
Conexão Campo Cidade -
O mercado do café esteve em pauta no Conexão Campo Cidade, com a presença de Lúcio Dias, superintendente comercial da Cooxupé, para discutir a importância da agregação de valor no país

Logotipo Notícias Agrícolas

O agronegócio e os setores urbanos estão intrinsecamente conectados, já que as cadeias produtivas de alimentos influenciam diretamente no cotidiano das cidades. Porém, muitos ruídos de comunicação entre as duas pontas geram discussões e desentendimentos que merecem atenção. Nesse contexto, o site Notícias Agrícolas e a consultoria MPrado desenvolveram o projeto Conexão Campo e Cidade, que visa debater diversas questões relacionadas aos negócios que envolvem os ambientes urbanos e rurais.

Confira aqui todas as edições do Conexão Campo Cidade

Hábitos de consumo da sociedade urbana são impactantes na produção rural. Isso vale, sobretudo, para o refinamento do gosto brasileiro, até mesmo mundial, pelo café. O Brasil é um dos maiores produtores de café no mundo há quase três séculos e, hoje, o que se percebe é uma procura cada vez maior por qualidade e sensações dos chamados cafés especiais.

De acordo com a Cooxupé, o nicho do café especial é totalmente novo no Brasil, mas devido a agregar valor ao produto e por haver uma procura maior de consumidor por cafés diferenciados, esse mercado tem um grande potencial de expansão.

Os empreendedores desse segmento reconhecem a mudança de comportamento do consumidor e têm se preocupado mais com a origem e como o produto é produzido. Entre os produtores rurais que trabalham com cafés especiais, esse tipo de produto já representa em média 44% da produção total brasileira, ainda segundo informações da cooperativa.

Para falar sobre esse assunto, o Conexão Campo Cidade contou na última segunda-feira (25) com a participação de Lúcio Dias, superintende da Cooxupé. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Igor Batista
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário