As oportunidades para o agronegócio brasileiro com os adeptos à dieta restrita à base vegetal

Publicado em 01/08/2022 18:51 e atualizado em 02/08/2022 15:54
Conexão Campo Cidade
O Conexão Campo Cidade desta semana contou com a participação de Mônica Buava, que falou sobre o veganismo e as possibilidades que a agricultura brasileira tem para explorar com a alimentação vegana

Logotipo Notícias Agrícolas

O agronegócio e os setores urbanos estão intrinsecamente conectados, já que as cadeias produtivas de alimentos influenciam diretamente no cotidiano das cidades. Porém, muitos ruídos de comunicação entre as duas pontas geram discussões e desentendimentos que merecem atenção. Nesse contexto, o site Notícias Agrícolas e a consultoria MPrado desenvolveram o projeto Conexão Campo e Cidade, que visa debater diversas questões relacionadas aos negócios que envolvem os ambientes urbanos e rurais.

Confira aqui todas as edições do Conexão Campo Cidade

Uma possibilidade para a agricultura alcançar mais espaço no meio urbano está na conexão com o mercado vegano. Cresce no Brasil a quantidade de pessoas que optam por não comer alimentos de origem animal por diversos motivos. Dessa maneira, o agronegócio encontra um espaço para produção de alimentos diferentes a fim de atender tal público. Para falar sobre esse assunto, o Conexão Campo Cidade desta semana recebeu Mônica Buava, sócia-fundadora do restaurante vegano Pop Vegan Food.

CapaYT_CCC_010822

 

O foco naquilo que nos une

A primeira questão levantada na edição da segunda-feira, 1º de agosto de 2022, foi em relação à má alimentação. É um consenso absoluto que o combate à fome precisa ser potencializado, e o aumento produtivo agrícola é fundamental para isso. "O Brasil, principalmente, está em um momento em que precisa avançar em muito setores. Então, a gente precisa realmente deixar as diferenças de lado e olhar o que temos no prato, o que precisamos fazer e o que podemos fazer", afirmou Buava.

 

As possibilidades para os produtos agrícolas

O mercado vegano pode ser explorado por produtores rurais, com o desenvolvimento de variedades de alimentos que passem a fazer parte da rotina alimentar das pessoas que escolhem não comer carne. Um produtor que tem se beneficiado disso é feijão. O grão, que no Brasil popularmente é consumido apenas junto do arroz, com destacou Buava, pode ser servido até mesmo como sobremesa.

Para explorar novas tecnologias, como variedades de novas sabores e qualidades como o cozimento mais rápido, a empresária citou o The Good Food Institute, que trabalha com pesquisadores e empreendedores, em parceria até mesmo com a Embrapa, na busca por desenvolver alimentos diferenciados.

 

A má alimentação no Brasil e soluções para esse problema

Não apenas a fome no Brasil é um problema, como também a má alimentação. Por diversos motivos, alimentos ultraprocessados, com grande quantidade de gordura, são consumidos de forma demasiada, por diversos motivos, entre eles a renda que dificulta o acesso à comida com melhor qualidade nutricional.

O conhecimento de novos pratos e novas formas de preparo de alimentos à base vegetal podem contribuir com uma alimentação melhor. Um forma importante de aumentar o consumo de alimentos saudáveis, sobretudo entre as crianças, é a exploração desses pratos na merenda escolar.

Nas escolas, muitas vezes, o consumo de frutas é substituído até mesmo por sucos ricos em açúcares. Portanto, o Governo pode ser um comprador ainda mais relevantes de frutas e leguminosas ao introduzir uma quantidade maior desse tipo de alimento na merenda escolar.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Igor Batista
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário