As vésperas da plantar a safra 22/23, produtores de Maringá/PR ainda não receberam o seguro do ciclo 21/22
Podcast
As vésperas da plantar a safra 22/23, produtores de Maringá/PR ainda não receberam o seguro do ciclo 21/22
Os produtores de Maringá no Paraná vêm de três safras consecutivas acumulando perdas de produtividade após problemas na safrinha de 2021, na safra de verão 21/22 e na segunda safra de 2022. Nesse cenário, cresce a importância de uma boa safra de soja 2022/23, mas surgem dificuldades com relação aos seguros.
Segundo o presidente do Sindicato Rural de Maringá/PR, José Antônio Borghi, os produtores enfrentam dificuldades para fechar seguros, que estão muito caros, para a próxima temporada 22/23 e ainda não receberam os valores devidos da safra 21/22.
A liderança destaca que representantes do Sindicato e do corpo jurídico da entidade estão buscando possíveis resoluções do problema junto às seguradoras.
Além desta preocupação, outro ponto que deixa os agricultores apreensivos é o clima, diante das previsões de mais um ciclo complicado para a cultura da soja na região.
Safrinha 2022
Os trabalhos de colheita da segunda safra de milho já estão praticamente encerrados em Maringá e vão confirmando as expectativas de perda de 50% na produtividade esperada inicialmente, que era de 100 sacas por hectare.
Borghi relata que a alta pressão de cigarrinhas e presença de enfezamentos e fungos nas plantas foram o que tiraram a produtividade neste ano. Mesmo assim, os rendimentos foram bastante variados no município com as melhores áreas colhendo 125 sc/ha e as piores apenas 20 sc/ha.
Confira a íntegra da entrevista com o presidente do Sindicato Rural de Maringá/PR no vídeo.
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli