Conversa de Cerca #71 - Produzindo certo quer ampliar extensão do BR com boas práticas agrícolas e intensificar competitividade do país ainda mais

Publicado em 13/10/2022 17:06 e atualizado em 20/10/2022 18:20
Conversa de Cerca - Com Carla Mendes

Podcast

Conversa de Cerca #71 - Com a participação de Charton Locks, Diretor de operações da Produzindo Certo

Logotipo Notícias Agrícolas

Com a demanda cada vez mais intensa do consumidor final por "produtos responsáveis", as mudanças já começam no campo, com uma democratização do acesso do produtor rural à assistência técnica em sustentabilidade e à oportunidade de negócios verdes. Otimização de recursos e de resultados - financeiros e produtivos - que chega a todos os elos de produção, industrialização, distribuição e abastecimento. O convidado deste episódio é Charton Locks, diretor de operações da agtech Produzindo Certo. Vem saber mais!

Oportunidade: treinamento em agricultura sustentável

Produzindo Certo e Land Innovation Fund promovem cursos gratuitos para profissionais de diversas áreas do agronegócio. Saiba como participar

A Produzindo Certo foi um dos projetos brasileiros selecionados pelo Land Innovation Fund (LIF), fundo de fomento a soluções de inovação por uma cadeia de suprimentos da soja sustentável e inteligente para o clima em três biomas prioritários na América do Sul: Cerrado, Gran Chaco e Amazônia. A plataforma de diagnóstico e conformidade socioambiental da Produzindo Certo irá ampliar a base de dados em 500 mil hectares de terra, democratizando o acesso do produtor rural à assistência técnica em sustentabilidade e à oportunidade de negócios verdes.

O suporte financeiro será direcionado à democratização de assistência técnica em sustentabilidade através da formação e capacitação de extensionistas. A Produzindo Certo irá promover treinamentos presenciais gratuitos no campo sobre agropecuária sustentável. Os encontros acontecerão no Cerrado e na Amazônia e terão duração de 5 dias, totalizando 40 horas. “Ao final do curso os alunos irão receber o certificado de conclusão, além das apostilas e material de apoio e também o acesso ao aplicativo e a plataforma Produzindo Certo”, destaca Aline.

Segundo dados da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), o Brasil conta hoje com um contingente de 12,7 mil extensionistas, que atendem a cerca de 2,2 milhões de propriedades rurais familiares. O número é grande, mas representa menos da metade do total de estabelecimentos agropecuários no país. “Quando se fala em inovação, vem na nossa mente palavras como tecnologia digital, robôs, etc., e nossa solução tem um componente muito importante de assistência técnica, de educação e capacitação, ou seja, tecnologia social”, diz a CEO da Produzindo Certo, Aline Locks.

“Não basta apoiar a criação e o desenvolvimento de soluções de inovação, temos que torná-las uma realidade no dia a dia das fazendas. Só com a participação ativa de múltiplos atores envolvidos na cadeia de suprimentos da soja conseguiremos promover uma agricultura sustentável e inteligente para o clima, livre de desmatamento e conversão de vegetação nativa. O projeto com a Produzindo Certo é fundamental para ampliarmos o engajamento e o alcance das práticas sustentáveis e de baixo carbono no campo”, afirma o Diretor do Land Innovation Fund, Carlos E. Quintela.

Manter os profissionais do campo atualizados em relação às técnicas agropecuárias é fundamental para levar aos pequenos agricultores e pecuaristas conceitos e práticas mais modernas, que atendam às demandas de empresas e consumidores compradores de seus produtos. Inclui-se nesse pacote o conhecimento sobre as exigências socioambientais, cada vez mais presentes, e a propagação de ensinamentos sobre boas práticas e incentivos da adoção de modelos produtivos mais “verdes”, como agricultura regenerativa, ILPF, entre outros.

O conteúdo do curso terá as diretrizes voltadas para avaliação da produção de uma propriedade rural sob a ótica sustentável, tornando o profissional apto a aplicar as seguintes metodologias de coletas de dados: protocolo Produzindo Certo (perfil ambiental, social e produtivo), protocolo RTRS para a certificação de soja responsável e também o protocolo GHG agrícola e florestal, para o cálculo de emissões de carbono, todos via plataforma Produzindo Certo. Agrônomos, veterinários, técnicos agrícolas e outros profissionais do agronegócio com interesse em aprender mais sobre a área socioambiental poderão participar das aulas.

As pré-inscrições para os treinamentos promovidos pela Produzindo Certo podem ser feitas até o dia 31 de outubro de 2022 através do formulário digital encontrado no link bit.ly/pre-inscricao-LIF. Ao todo, serão disponibilizadas 60 vagas. As datas dos treinamentos e as cidades que irão receber a equipe da Produzindo Certo serão definidas de acordo com a demanda.

>> Clique aqui para fazer sua pré-inscrição

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário