Diferenças de como vivem os indígenas no Brasil e nos Estados Unidos
![]()
No Conexão Campo Cidade desta semana, foi abordada a situação das terras indígenas, traçando um paralelo entre o Brasil e os Estados Unidos. Assista ao vídeo para conferir a explicação completa.
A análise foi motivada pela recente decisão sobre o Marco Temporal no Brasil, que tem gerado debates sobre segurança jurídica e a garantia dos direitos dos povos indígenas.
Durante a discussão, José Luiz Tejon mencionou o contato com um cacique em Naviraí, Mato Grosso do Sul. Segundo ele, o cacique expressou sua preferência por empregos em vez de assistência, destacando o desejo de emancipação e desenvolvimento econômico para sua tribo.
Esse desejo de emancipação é algo que Tejon afirmou perceber nos Estados Unidos. Por lá, como ele explicou, a situação indígena é regida por um ato de 1934, cujo objetivo é a autogovernança e o desenvolvimento econômico das tribos.
De acordo com ele, isso permite que as tribos desenvolvam atividades comerciais, agricultura, turismo e até cassinos. Tejon destacou a instalação de um showroom da Tesla dentro de uma reserva indígena no Novo México, um estado onde isso não seria permitido. Porém, a reserva tem a sua própria legislação.
Os participantes do Conexão Campo Cidade concluíram destacando a necessidade de ouvir mais os povos indígenas e suas vontades, evitando que sejam usados como massa de manobra por certos grupos e interesses. A mensagem central é a busca por desenvolvimento e emancipação, garantindo dignidade e direitos aos povos indígenas.
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli