Risco de se fazer recuperação judicial precisa ficar claro para o produtor, afirma economista

Publicado em 11/03/2024 18:34 e atualizado em 20/03/2024 14:45
Conexão Campo Cidade -
O Conexão Campo Cidade desta semana teve como foco principal do debate o aumento dos pedidos de RJ dentro do agronegócio brasileiro

Logotipo Notícias Agrícolas

No Conexão Campo Cidade desta semana, o tema central foi o aumento nos pedidos de Recuperação Judicial (RJ) por produtores rurais, um movimento que gerou preocupações e debates sobre suas implicações para o agronegócio. O economista Antônio da Luz destacou a importância do direito à RJ para os produtores, mas alertou para as consequências que decisões precipitadas podem acarretar, especialmente em termos de acesso ao crédito e custos financeiros.

O economista afirmou que apesar do número alarmante em termos percentuais, é importante destacar que isso representa uma fração mínima dos 5,5 milhões de produtores rurais no país, indicando que não há uma epidemia de RJs, mas sim um aumento relativo baseado em uma quantidade inicialmente baixa.

Como ele explicou, a maior parte do crédito no agronegócio, cerca de quatro de cada cinco reais, vem de fontes privadas como bancos, cooperativas de crédito e operações estruturadas de crédito, sem participação governamental. Por isso, a preocupação é que a percepção negativa gerada pelo aumento dos pedidos de RJ possa tornar o crédito mais caro e difícil para todos os produtores.

Por esse motivo, a  situação exige uma reflexão sobre a responsabilidade dos produtores rurais em suas decisões financeiras, especialmente considerando o impacto que tais decisões podem ter no acesso ao crédito e nos custos financeiros para o setor como um todo. 

A indústria de escritórios de advocacia especializados em RJ também é vista com cautela por Antônio da Luz, pois nem sempre os produtores estão plenamente informados sobre as consequências de suas ações. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Igor Batista
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário