Preço do cacau bate recordes com demanda maior que oferta e agricultura brasileira precisa aproveitar este momento

Publicado em 18/03/2024 18:44 e atualizado em 20/03/2024 14:45
Conexão Campo Cidade -
Edição desta semana recebeu a participação especial de Ana Paula Losi, Presidente-executiva da Associação das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC)
Podcast

Preço do cacau bate recordes com demanda maior que oferta e agricultura brasileira precisa aproveitar este momento

Logotipo Notícias Agrícolas

O diálogo do Conexão Campo Cidade desta semana teve com destaque o cacau o recente aumento de preços que essa cultura tem registrado. Anna Paula Losi, Presidente Executiva da Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau, foi a convidada desta edição para falar sobre o momento atual e as perspectivas futuras para a cacauicultura no Brasil.

Segundo Losi, a demanda por cacau superou a oferta, impulsionando os preços a níveis recordes. Este cenário é visto como uma oportunidade única para o Brasil reafirmar sua posição no mercado global de cacau, incentivando investimentos em melhorias de produtividade e expansão das áreas de cultivo.

O Brasil, atualmente o sexto maior produtor mundial de cacau, tem potencial para ascender no ranking global, com expectativas de alcançar uma produção de 400 mil toneladas até 2030. Este crescimento é crucial para que o país retome sua relevância no cenário internacional do cacau.

A indústria nacional, que importa cacau para suprir a demanda interna e exporta derivados, enfrenta o desafio de aumentar a produção local. Investimentos em assistência técnica e adoção de práticas sustentáveis são fundamentais para alcançar esse objetivo. Além disso, o cooperativismo surge como uma estratégia vital para fortalecer os pequenos produtores e a agricultura familiar, que representam a maioria na produção de cacau no Brasil.

A discussão sobre o futuro do cacau no Brasil também aborda a importância de superar desafios fitossanitários, como a vassoura de bruxa, e a potencial ameaça da monilíase. A adoção de tecnologias e o manejo adequado são essenciais para garantir a sustentabilidade e o crescimento da cacauicultura.

O cenário atual reforça a posição do cacau como um produto estratégico para o agronegócio brasileiro, com potencial para contribuir significativamente para a economia do país e para a preservação ambiental.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Igor Batista
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário