Brasil tem na mesa as maiores oportunidades de sua história, afirma Paulo Hartung, presidente da Ibá

Publicado em 01/04/2024 18:35 e atualizado em 11/04/2024 10:56
Conexão Campo Cidade -
Conexão Campo Cidade desta semana teve como centro do debate o setor de floresta, que, segundo Hartung, tem um papel importante para recuperação de pastagens degradadas no futuro do país

Logotipo Notícias Agrícolas

O Conexão Campo Cidade desta semana recebeu como convidado especial o presidente da Ibá (Indústria Brasileira de Árvores e ex-governador do Espírito Santo, Paulo Hartung. Durante o debate, ele destacou as atuais necessidades planetárias por alimento e renovação energética e apontou o Brasil como o principal país para ser provedor dessa demanda. Por esse motivo, ele acredita que o país tem agora seu melhor momento de oportunidade econômica de toda história.

Como afirmou Hartung, o mundo demanda algumas necessidades básicas e uma delas é o alimento. O Brasil mostrou nos últimos anos a capacidade de prover o planeta nessa demanda. “Saímos de um país importador de alimentos, para hoje capaz de alimentar cerca de 10% da população mundial”, ressaltou.

Agora para ele, o Brasil tem capacidade de prover outra demanda mundial, que é a energia limpa. “Temos um parque de hidroeletricidade fabuloso. Temos uma experiência de biomassa que é um orgulho nacional. Temos sol abundante e vento constante em algumas regiões”, afirmou o presidente da Ibá.

 

Uso de áreas degradadas

Durante a discussão, Hartung citou um estudo da Universidade Federal de Goiás, que calcula a terra antropizada passível de ser convertida para produção de alimentos ou energia, com algum nível de degradação, em um total de 88 milhões de hectares. Para aproveitar esse espaço, ele desta que o setor de árvores para produção industrial mais cresce em Mato Grosso do Sul, justamente substituindo pastos degradados.

“Hoje, o setor já planta, colhe e replanta em aproximadamente 10 milhões de hectares. Temos toda tecnologia para evoluir. Esse setor conserva 6,7 milhões de hectares. Quando olha no uso da terra, o Brasil é um ponto fora da curva. O Brasil já tem experiência bem sucedidas, o que precisa fazer agora é replicar, produzindo árvores, grãos e matérias-primas para geração de energia”, acrescentou Hartung.

 

Oportunidade para o Brasil e necessidade de regulamentação

Hartung destacou também a iniciativa de diversos países em relação à agenda climática. Segundo ele, as nações que têm mais dinheiro se movem com mais agilidade. O Brasil é muito endividado, quando chega nesses momentos, não dispõe dos mesmo recursos fiscais de outros  países.

Por isso, o base de regulamentação do Brasil precisa ser o grande diferencial do país. A questão do crédito de carbono tem que ser um mercado bem regulado, que dialogue com outros do mundos e com o mercado voluntário.
Conforme ele afirmou, o debate sobre combustível do futuro é a mesma situação, tem que ter a melhor regulamentação do mundo, uma base jurídica sólida para atrais o capital estrangeiro e ter a capacidade de fazer no nosso país.

“Quem disputa essas questão com o Brasil é apenas a Ucrânica que está em guerra, e países da África que vão gastar muitos anos para ter uma base de segurança jurídica para atrair capital mundo afora. Então, o Braisl consegue organizar sua produção com os estímulos certos. Precisa ter foco para dar os passos corretos”, afirmou.

“Na história econômica do país, neste momento temos as maiores oportunidades de sua história. Temos que nos organizar como país e precisamos parar de perder oportunidades. Precisamos de uma regulamentação para atrais investidores de toda a parte do mundo”, completou Hartung.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Igor Batista
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário