Chicago: Há um otimismo para os preços da soja antes da nova safra dos EUA, afirma consultor
![]()
O mercado da soja está em momento de redefinição, explica o consultor de mercado do Sistema Manancial Consultoria, Aaron Edwards, em entrevista ao Bom Dia Agronegócio, do Notícias Agrícolas, nesta quinta-feira (4). No entanto, ele alerta ainda sobre estas redefinições estarem acontecendo em um momento em que os fundos ainda carregam posições vendidas ainda muito grandes, ao passo em que em mais algumas semanas o plantio da nova safra dos Estados Unidos trará ainda mais incertezas ao mercado.
"Sou otimista em relação aos preços, mas se houver safra cheia nos EUA, pode haver mais pressão de baixa neste mercado. Então, devemos ver, pelo menos, uma recuperação parcial dos preços ao longo deste ciclo de cultivo norte-americano nos próximos meses. Mas, hoje o momento (é de entender) se os fundos deveriam continuar vendidos porque a soja estará ainda mais pressionada no fim do ano, ou será que deveriam reduzir suas posições", detalha Edwards. "Agora, é o silêncio antes do furacão, o mercado tentando se calibrar para saber como quer entrar no novo ciclo produtivo dos EUA".
Até lá, o mercado vai monitorando a conclusão da safra na América do Sul, em especial as ofertas brasileiras e o comportamento da demanda neste mercado. Na sequência, nos próximos dois a três meses, é possível que se registre uma escassez de soja no Brasil, uma pressão de demanda pela oleaginosa americana, e com um cenário como este se confirmando e junto de um risco climático nos EUA, a atenção passa a ser sobre possíveis novas altas na CBOT.
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli