Medida que autorizou a importação do algodão com tarifa zero é consenso entre produtores e indústrias

Publicado em 02/03/2017 17:57
Confira a entrevista de Arlindo de Azevedo Moura - Presidente Abrapa - Associação Brasileira dos Produtores de Algodão
Presidente da Abrapa diz que importação de 75 mil toneladas de pluma de algodão até julho não influenciará cotações
Uma medida que zera a alíquota de importação foi implantada para o setor de algodão, visando o abastecimento do mercado interno. Como há pouca oferta disponível no país, a medida, portanto, não deverá causar impactos para o setor produtivo e têxtil.

 

De acordo com Arlindo de Azevedo Moura, presidente da Abrapa, a última safra de algodão teve uma quebra significativa. Com isso, a safra que foi plantada recentemente é 3% menor do que a anterior, porém podendo ter uma produtividade 19% maior.

Os produtores utilizaram a safra anterior para vender e cumprir contratos de exportação, enquanto o mercado interno retardou suas compras. Com isso, a Câmara Setorial do Algodão decidiu levar ao governo a proposta de isenção na importação de 75 mil toneladas de algodão, para serem importadas até junho.

Hoje, ainda há oferta no mercado interno, mas deve faltar para os meses de maio e junho. A nova colheita será em junho - após isso, há testes e retirada do caroço da pluma e este algodão só entra no mercado no mês de julho.

O algodão autorizado para importação só entra no mercado dentre 30 a 60 dias. Alguns tipos de algodão que serão utilizados para atender a indústria também não possuem mais estoque no Brasil.

Caso a importação ocorra além das 75 mil toneladas, não há isenção sobre a importação e todos os impostos inerentes serão aplicados.

Remuneração paga ao produtor

Moura conta que dos três produtos mais comuns - soja, milho e algodão - o algodão é o produto mais remunerador para o produtor. No entanto, para o plantio de 1 hectare de algodão, os produtores precisam desembolsar R$8000 por hectare, enquanto para a soja, são apenas R$3000. Logo, alguns produtores optaram por plantar soja.

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário