Imea estima aumento de 15% no plantio de algodão do MT e produção 18% maior do que a safra passada
Podcast
Imea estima aumento de 15% no plantio de algodão do MT e produção 18% maior do que a safra passada
![]()
Os produtores do Mato Grosso já plantaram 40% dos 1,1 milhão de hectares previstos para esta nova safra de algodão no estado. Caso confirmada essa área de cultivo estimada pelo Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária), o incremento de plantio da safra passada para esta seria de 15%.
Segundo o Gestor Técnico do Imea, Cleiton Gauer, os produtores estão animados com a retomada dos preços no mercado internacional e por isso investiram mais nesta temporada, que também traz projeções positivas do lado da produção, que deve ser 18% maior do que a última e chegar em 2 milhões de toneladas de pluma.
O especialista destaca que os meses de março e abril serão os principais para definir a produção final, com mais necessidade de atenção às lavouras que serão colhidas a partir do final de maio e começo de junho.
Olhando para o mercado, Gauer destaca que 60% desta atual safra já foi negociada, um patamar próximo das médias históricas estaduais, após um início de comercialização mais conturbado em 2020 e 2021 e uma recente retomada de vendas.
Já para a próxima safra, que será colhida em 2023, as vendas já estão em 12% da produção estimada, o que fica acima da média histórica para este período do ano.
Confira a íntegra da entrevista com o Gestor Técnico do Imea no vídeo.
0 comentário
Algodão abre em alta na Bolsa de Nova York nesta terça-feira
Após 2 anos de pouca volatilidade, mercado do algodão trabalha com oscilações significativas nas cotações futuras
Farelo de algodão avança na nutrição animal, mas exige critério para não virar problema no campo
Chuvas intensas em Mato Grosso atrasam plantio e elevam riscos à produção do algodão
Algodão/Cepea: Negócios são lentos em janeiro; mas preço médio mensal avança
Algodão encerra janeiro de 2026 em queda no mercado interno, aponta Cepea