Pesquisas e recursos gastos com o carro elétrico desviam foco na busca por eficiência do etanol e dos motores a combustão

Publicado em 20/02/2018 10:47
Além disso, necessitaria de uma infraestrutura de distribuição de energia monumental, dependência de baterias de lítio (recurso não abundante e finito), mineral perigoso à saúde humana. E nos países sem recursos hídricos, a geração de energia elétrica é a carvão, portanto a emissão de CO2 é notória. Com o RenovaBio às portas no BR, o tema deve esfriar mais nas montadoras.

LOGO nalogo

Podcast

Pesquisas e recursos gastos com o carro elétrico desviam foco na busca por eficiência do etanol e dos motores a combustão

Download

A busca de estudos por melhor rendimento do etanol e eficiência dos motores a combustão perderam espaço para as pesquisas e recursos voltados na produção dos carros elétricos no Brasil. De acordo com a pesquisadora associada da Unicamp, Carolina Grassi, o carro a combustão tem chance de se tornar eficaz e menos poluente.

“Há uma tendência das indústrias automobilísticas que estão desenvolvendo um veículo movido à célula combustível. Na qual é retirado um hidrogênio presente no etanol e utiliza como energia elétrica, gerando eficiência aos carros elétricos”, explica.

No entanto, os avanços em pesquisas estão começando e ainda precisa melhorar principalmente aos custos. Atualmente, um carro movido a etanol vai emitir 40 g de CO ² equivalente por KM rodado, já um carro elétrico  na Europa chega lançar 140 g por km rodado.

Com o crescimento da produção de veículos elétricos, também aumentou o extrativismo de lítio que são usadas nas baterias dos carros. Assim como o petróleo, o lítio não é um recurso abundante e o mineiro é nocivo a saúde. “Futuramente, nós vamos ter que desenvolver outras tecnologias para ter lítio suficiente para suprir a produção de carros elétricos”, finaliza.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Giovanni Lorenzon e Andressa Simão
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

3 comentários

  • Rafael Fortkamp Florianópolis - SC

    Sra. Carolina Grassi, como pesquisadora acredito que faltou pesquisar um pouco sobre a matriz energética no Brasil...

    1
  • Matteus Sanches Santa Cruz do Rio Pardo - SP

    Acredito que o caminho seja, ao menos inicialmente, um meio termo, como já é o carro híbrido.

    Não podemos nos esquecer que um carro altamente eficiente é mais barato para o consumidor.

    Quanto a infraestrutura, a geração de energia elétrica futuramente será distribuída e baseada na energia solar e eólica. Não podemos usar o discurso de falta de infraestrutura para pararmos no tempo.

    Terra é pra se produzir alimentos.

    Para produzirmos energia existem várias pesquisas para melhorarmos nossas matrizes e aproveitarmos os recursos naturais.

    1
  • LUIZ CARLOS RODRIGUEZ Atibaia - SP

    veículos elétricos, não acredito que seria difícil montar uma tomada para carregamento de bateria. ja que existe os postos de gasolinas. devemos ver o custo o combustível esta muito caro. Nosso fator é econômico. teve um experimento com água, onde se extraia o hidrogênio, porque não andou.

    2