Abiove espera pela volta da mistura B13 já no próximo leilão da ANP, mas decisão ainda não foi oficializada

Publicado em 16/06/2021 14:26 e atualizado em 16/06/2021 15:59
Daniel Amaral - Economista-chefe da Abiove
Declaração partiu da ministra Tereza Cristina, em um evento virtual no início do mês, mas ainda não foi oficializada. Decisão é de alçada do Ministério de Minas e Energia. No setor produtivo, negociações continuam e estimativa para o esmagamento de soja no Brasil já é menor.

Podcast

Entrevista com Daniel Amaral - Economista-chefe da Abiove sobre o Biodiesel

Download
 

LOGO nalogo

A Abiove (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais) espera que a mistura B13 seja, de fato, retomada no 80º leilão da ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) como sinalizou a ministra Tereza Cristina em um evento virtual do qual participou no início deste mês. A decisão, no entanto, ainda não foi oficializada e  é de alçada do Ministério de Minas e Energia. 

"O setor produtivo se estruturou com a compra de matérias-primas, com o processamento de soja, com a industrialização para biodiesel, temos um parque com capacidade instalada para B16 no próximo leilão, ou seja, temos todas as condições para que o Brasil usufrua do biodiesel e de todas as suas externalidades", explica Daniel Amaral, economista chefe da Abiove. 

Assim, quando da declaração da ministra ela fala na implementação do B15 até o final deste ano, Amaral afirma que não só é possível, como muito necessário para que o Brasil alcance metas importantes. "E a ministra sabe que o biodiesel fomenta o esmagamento de soja no Brasil, e isso é importante porque assim produzimos mais farelo proteico, o que é fundamental para as rações", diz. 

Apesar da sinalização da mudança, com a redução da mistura o processamento de soja vem caindo no Brasil, já acumula uma baixa de 500 mil toneladas e a Abiove já traz, por duas estimativas consecutivas, uma revisão para baixo do esmagamento de soja no país. O volume estimado agora é de 46,5 milhões de toneladas, 200 mil a menos do que a estimativa anterior e 1% se comparado ao volume de 2020. 

Leia Mais:

+ Abiove espera pela volta da mistura B13 já no próximo leilão da ANP, mas decisão ainda não foi oficializada

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário