Exportação de carne bovina para China só trará impacto a partir de 2018. Mas habilitação de frigoríficos dá nova dinâmica às vendas

Publicado em 19/05/2015 13:13
Exportação de carne bovina para China só trará impacto a partir de 2018. Mas habilitação de frigoríficos dá nova dinâmica às vendas

O Ministério da Agricultura informou nesta terça-feira (19) a habilitação de oito unidades de abate de bovinos no Brasil para a exportação a China, que estavam suspensas. Além disso, assumiu o compromisso para a habilitação de mais nove plantas em junho, quando a ministra Kátia Abreu irá ao país asiático.

José Vicente Ferraz, analista da Informa Economics FNP explica que atualmente o Brasil exporta carne para a China por intermédio de Honk Kong, o que encarece e limita o volume embarcado. Com a abertura desse novo mercado, a tendência é que as exportações fiquem mais baratas e consequentemente o número de exportações deve aumentar.

Contudo, Ferraz considera que essa evolução não deve ser sentida ainda neste ano. "No curto prazo o potência de crescimento é limitado, mas as projeções para 2018 e 2020 são muito positivas, no sentido que a China vai se tornar um dos maiores importadores mundiais de carne bovina", afirma Ferraz.

Outro mercado que pode ser aberto e tem gerado grande expectativa no setor, é os Estados Unidos. Grande consumidor de carne, especialmente de cortes menos nobres, para produção de hamburgueres,  os EUA poderá alavancar as exportações nacionais.

"Efetivamente quando se consegue penetrar no mercado norte-americano, por tabela conseguimos penetrar em muitos outros mercados. Porque muitos países que não tem estrutura grande para controlar a qualidade das exportações, acabam adotando o padrão de que se os Estados Unidos aceita importar de determinado país, esse país é confiável", declara Ferraz.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Aleksander Horta e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Telmo Heinen Formosa - GO

    Por que o anúncio de aumento de exportações de carne bovina para a China não causou reflexos no preço da arroba? Por uma razão muito simples, grande parte das 650 mil t anuais que o Brasil está exportando para Hong Kong são reexportadas de lá para a China. Deve haver um crescimento natural na demanda chinesa mas nossa carne apenas mudará de caminho, lentamente. Isto pode propiciar um custo logistico menor e um pequeno aumento das cotações no Brasil, futuramente.

    Eu fico rindo vendo jornalistas batendo cabeça e não se flagram de ocorrências mercadológicas como estas....

    0
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      Caro Telmo..falando em carne bovina liberaram algumas plantas que estavam suspensas...ora quem exporta a carne são 3 a 4 grupos que tinham plantas suspensas e liberadas e neste caso até a cachorrinha do seu Saul sabe de onde exportar...logo nada agrega..

      A maioria deles(jornalistas) são pagos para informar do jeito que o governo que e a maior deles ainda acha que leite dá em caixas..café em pacotes e figo em calda...

      exporta

      0
    • Celso de Almeida Gaudencio Londrina - PR

      Até ao próximo embargo. A abertura de agora deve estar casada alguma outra forma de interesse abarrotando a oferta de bois no futuro.

      0