Próximo ano deve ser de margens apertadas para pecuaristas com custos de produção subindo mais que os preços recebidos pelo boi

Publicado em 07/12/2015 10:49
Próximo ano deve ser de margens apertadas para pecuaristas com custos de produção subindo mais que os preços recebidos pelo boi

PODCAST:  ouça mais informações sobre o mercado do boi

 

A melhora das chuvas em boa parte das regiões produtoras, o fim do segundo ciclo de confinamento e os contratos a termo, aumentaram a saída de animais nos últimos dias, promovendo o alongamento das escalas de abate.

Em São Paulo as grandes indústrias já estão com as programações completas até a última semana do mês. Isso reduz a pressão de compra no mercado paulista e nos estados vizinhos onde também atuam. No entanto, para o analista da Agroconsult, Maurício Palma Nogueira, esse movimento é natural e já era esperado.

"Mesmo os preços dos indicadores caindo nas últimas semanas, ainda estamos trabalhando dentro do patamar esperado. Tem outra composição que nós devemos ficar um pouco mais preocupado, que é a consolidação do cenário muito ruim do mercado interno", explica Nogueira.

Porém, as boiadas de safra ainda não abastecem o mercado em grande volume, já que as chuvas em novembro foram muito irregulares na maioria das regiões produtoras. Assim, o analista considera que devemos permanecer com patamares de preço acima do registrados em 2014, durante todo a safra.

Para Nogueira, a maior pressão nas cotações deve ocorrer apenas no final do período de chuvas, onde se concentra o abate de vacas, haja vista que neste ano tivemos um volume menor de abatimentos e a perspectivas é de aumento no próximo ano, mesmo com o preço do bezerro ainda em alta.

"Por enquanto acreditamos que o preço de 2016 seja maior que o de 2015 - mas esse cenário precisa ser relido no começo do ano - só que com uma margem mais baixa, pois o custo de produção deve subir mais do que os preços, deixando rentabilidade próxima de 2014", alerta Nogueira.

Segundo ele, o câmbio será o principal influenciador da alta nos custos, haja vista que o dólar elevou a cotação dos principais insumos e da ração, além de gastos com a gestão das propriedades.

Por outro lado, o dólar também deve ser um componente importante para impulsionar às vendas externas do Brasil. A expectativa é que no próximo ano, a abertura de novos mercados, potencialize os volumes embarcados, promovendo sustentação nos preços.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Aleksander Horta e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

    O autor da matéria fala em boi confinado... e se confirmar um volume menor confinado devido a receita ser menor que o custo haverá uma tendencia de o boi de pasto e o proprio confinado terem uma oferta menor...e isto representa melhores preços..haverá ainda uma oferta menor de fêmeas haja visto uma maior retenção delas..logo oferta menor...

    Mas o grande problema será o consumo e este deve continuar em baixa haja visto o endividamento,redução de salarios e o desemprego que aumentarão nos consumidores brasileiros...mesmo assim o cenário ao produtor de boi deve continuar de regular a bom...os preços dos bezerros deverão continuar com leves altas...pois a oferta continuará restrita....

    0