Escalas longas nos frigoríficos, demanda sem novidades no mercado interno , perda de ritmo nas exportações e pressão nos preços da arroba

Publicado em 11/12/2015 12:40
Apesar da demanda fraca, volume de oferta de animais recua e impede quedas muito significativas nas cotações do boi

A semana encerra com preços estáveis para a arroba do boi gordo. Apesar da demanda abaixo do esperado para o período do ano, a oferta de animais vem reduzindo nos últimos dias impedindo quedas significativas nas cotações. Em São Paulo, os negócios acontecem entre R$ 145,00 a R$ 147,00/@ a vista.

De acordo com a analista de mercado da Guide Investimento, Renata Fernandes, o alongamento das escalas que ocorreu na semana passada reflete uma antecipação das indústrias considerando que os últimos quinze dias do ano é um período menos movimentado onde alguns frigoríficos chegam a dar férias coletivas.

"A indústria se antecipou a esse movimento de forma que ela não precisa ter um apetite muito forte nas compras, mas é claro que isso não é de forma geral - existem indústrias isoladas precisando de boi para abater na semana que vem - mas em outras localizadas já temos frigoríficos bem posicionados com escalas já para o ano que vem o que deixa o mercado mais de lado com ligeira pressão no físico", explica Fernandes.

Com isso a tendência é que o mercado fique trabalhando de lado nas próximas semanas com as indústrias aguardando uma definição do que será o mercado em janeiro. Além disso, a analista ressalta que a demanda de final de ano já foi antecipada pelos frigoríficos, e apesar do consumo da população se intensificar nos próximos dias, a demanda das indústrias já ocorreu na virada de novembro para dezembro.

Do lado da demanda, Fernandes considera que o melhor cenário virá das exportações, haja vista que a abertura de novos mercados como China, Estados Unidos e Arábia Saudita deve dar novo fôlego as vendas externas. "Nós vamos continuar bastante competitivos o ano que vem, ganhando novos mercados e ganhando importantes fatias no mercado internacional", considera a analista.

Em 2016, a perspectiva é de pequena melhora na oferta de animais, mas nada suficiente para causar quedas significativas nas cotações.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Aleksander Horta e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário