Ano começa com pouca oferta de animais e preços firmes para a arroba. Mas cenário ainda não reflete realidade de oferta e demanda

Publicado em 04/01/2016 11:18
Ano começa com pouca oferta de animais e preços firmes para a arroba. Mas cenário ainda não reflete realidade de oferta e demanda

O mercado do boi gordo inicia a primeira semana do ano com baixo volume de negócios e pouco alteração de preços. Em São Paulo muitos pecuaristas ainda estão fora do mercado, por isso os preços variam entre R$ 146,50 a 148,00/@ a vista e, escalas de abate de três a quatro dias.

Segundo o consultor da Scot Consultoria, Alex Santos Lopes, esse cenário, no entanto, não representa a realidade que deve se apresentar ao longo do mês. Lopes explica que tradicionalmente esse período e de menor volume de boiadas uma vez que os produtores, na sua maioria, estão fora das mesas de negociação, por isso as indústrias acabam pagando valores acima da referência a fim de preencher a programação de abate.

De maneira geral, para os próximos dias é esperada uma melhora da oferta de animais de pasto, considerando que nos últimos meses houve o retorno das chuvas nos principais estados produtores. "Isso tudo sobre um cenário de demanda mais apertada, agravada pela conjuntura econômica, que pode fazer o mercado vir abaixo", ressalta Lopes.

Para o consultor, o pico de preço para o mês de janeiro deve ser esse vivenciado na primeira semana, entre R$ 146,50 a 148,00/@, já que as projeções de oferta e demanda para as próximos dias não são favoráveis as cotações da arroba.

"Para o produtor que tem animais e precisam negociar é aproveitar esses preços para ponderar e realizar lucro, porque há grandes chances do mercado apresentar um cenário ruim. Então em anos de grandes incertezas como foi 2015 e certamente será 2016 a melhor forma é se programar", alerta o consultor.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Aleksander Horta e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário