Exportações de carne bovina voltam a superar 100 mil toneladas no mês e China lidera com mais de 20 mil toneladas em maio

Publicado em 02/06/2016 12:49
Somente o bom desempenho das exportações não justifica sustentação dos preços internos da arroba do boi. Oferta curta de animais é a principal responsável pelas altas e mercado deve continuar sustentado no curto prazo

As exportações brasileiras de carne bovina in natura apresentaram um crescimento no mês de maio. Segundo dados divulgados na quinta-feira (2), pela SECEX (Secretaria de Comércio Exterior) o Brasil exportou mais de 100 mil toneladas, com faturamento de US$ 398 milhões.

Como destaque, pela primeira vez na história, a China ocupou o topo no ranking de países que mais compraram o produto nacional. O país asiático importou somente em maio 20,28 mil toneladas.

"Embora significativa ela (exportações) não consegue reverter às consequências da queda no consumo interno", destaca o analista da Informa Economics FNP, José Vicente Ferraz.

Os preços da matéria prima estão firmes, mas não por consequência do bom desempenho das vendas externas somente. Segundo o analista, a baixa disponibilidade de animais terminados é o fator principal para o cenário altista do boi gordo.

No curto prazo não há perspectiva de incremento na oferta. Após a entressafra, os animais de confinamento começam a ganhar força nas escalas de abate, no entanto, neste ano a alta no milho deve limitar o volume de gado no primeiro giro do confinamento.

Além do milho, "a atividade de cria não foi estimulada ao longo dos últimos anos e promoveu uma alta nos preços do boi magro, também implicando os custos do confinado", completa Ferraz.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário