Demanda por carnes dará o tom para os negócios com o boi gordo no segundo semestre

Publicado em 22/08/2016 12:36
Semana começa com pressão negativa dos frigoríficos sobre os preços da arroba do boi

A semana no mercado do boi gordo começa com pressão por parte dos frigoríficos, que têm garentido as escala com bois de contrato. Segundo Mariane Crespolini, pesquisadora do Cepea, observa-se uma grande pressão sobre os valores praticados nos negócios diários, mas as ofertas acima das médias tem acontecido para animais padrão exportação.

De acordo com a pesquisadora, o cenário econômico, no entanto, indica tendências positivas. Com a restauração da confiança política e econômica e com o retorno dos investimentos internacionais para o país, é esperada uma melhora no consumo de carne bovina.

O preço nas gôndolas frente ao preço das outras proteínas já é mais competitivo. “Está mais vantajoso comer carne bovina nos últimos meses”, aponta Mariane, que lembra que nos últimos 10 anos, a carne sempre esteve mais cara em relação às substitutas.

Ainda é cedo, portanto, para prever uma melhora na margem dos frigoríficos, que se encontra apertada. A pesquisadora destaca que os frigoríficos buscam estabilidade, logo, a melhora não deve ser imediata.

A tendência mundial também é de que o mundo demande mais carne. A abertura do mercado dos Estados Unidos, país que possui diversas exigências sanitárias, para o Brasil, abre também margem para que outros países também demandem.

A pesquisadora recomenda aos pecuaristas para que tenham visão a longo prazo e para que não fiquem de olho apenas na arroba.  “Faça as contas. Aí você não olha mais para a arroba, olha para a margem. A arroba pode cair, mas se seus custos diminuirem, você pode ganhar mais dinheiro”, aconselha.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Eduardo Ferraz Pacheco de Castro Cuiabá - MT

    Quando eu vejo a indústria frigorífica reclamar do câmbio eu constato a certeza de muitos produtores que "OS FRIGORÍFICOS CONTINUAM NÃO AGREGANDO GRANDES VALORES À NOSSA CARNE BRASILEIRA, MESMO SENDO ELA DE ÓTIMA QUALIDADE (lembrando o nosso TOPO é o que é Exportado)... OS FRIGORÍFICOS, DE UMA MANEIRA QUASE QUE ABSOLUTA, TÊM SE PRESTADO SOMENTE À NEGOCIAR A ENTREGA DA CARNE CONTRATADA EM QUANTIDADE, DEPOIS LÁ NO FINAL DA NEGOCIAÇÃO TOCAM NO ASSUNTO QUALIDADE... AÍ JÁ FOI...

    Está tudo errado, amigos.

    Vamos passar a vender nossos melhores cortes de dianteiro aos Estados Unidos pra que eles façam carne moída lá, trazendo a níveis saudáveis (toleráveis) os Hamburgueres misturados de Carne Brasileira/Americana.

    Itens como idade, maciez e marmoreio já foram deixados em segundo plano.

    Por essa e outras mais, que a cada vez que se busca recuperar a margem da Indústria se orquestra um baixa na arroba. Ora... Por que os Frigoríficos não negociam de uma maneira melhor as nossas carnes, que a cada dia, melhoram e melhoram em qualidade, maciez, marmoreio, quantidade, padronização, sanidade, nutrição, genética e etc's...

    Repito: está tudo errado, amigos.

    Vamos em frente! (Sou filho e neto de pecuaristas, dos dois lados. Pecuarista desde 1995. Selecionador desde 1997).

    (Concordo com os comentários acima, estamos aqui no norte de Mato Grosso - Colíder, produzindo carne de Angus, onde existe praticamente o monopólio do JBS, o qual não recebemos nenhum valor agregado ao nosso produto, hoje estamos conseguindo vender boi de pasto com 20/24 meses com 18@, gado de altíssima qualidade sem qualquer benefício, o ganho que temos hoje é a precocidade. Está tudo errado. // Plinio Francisco Bergamaschi Junior).

    0
    • plinio francisco bergamaschi junior sorriso - MT

      Bom dia, concordo com os comentários acima, estamos aqui no norte de Mato Grosso - Colíder, produzindo carne de Angus, onde existe praticamente o monopólio do JBS, o qual não recebemos nenhum valor agregado ao nosso produto, hoje estamos conseguindo vender boi de pasto com 20/24 meses com 18@, gado de altíssima qualidade sem qualquer benefício, o ganho que temos hoje é a precocidade. Está tudo errado. Plinio Francisco Bergamaschi Junior

      0