Vendas de carne seguem fracas e frigoríficos iniciam movimento para interromper atividade com férias coletivas aos funcionários

Publicado em 10/02/2017 11:22
Cotações da arroba mantém viés de baixa e mercado futuro indica continuidade no recuo dos preços

O viés de baixa no mercado do boi gordo vem ganhando forma nos últimos dias. Aos poucos os animais a parto vão chegando ao mercado e intensificando as pressões de baixa.

Passamos pelo período de pagamentos de salários, onde havia uma expectativa de melhora de demanda que não se confirmou e aumenta os motivos para os frigoríficos evitarem comprar matéria-prima cara.

Segundo levantamento de preço da Scot Consultoria, a carne sem osso entrou na quinta semana de queda. No acumulado do ano a perda é de 5,7% na cotação.

Ainda assim, as indústrias conseguem manter as margens de comercialização historicamente positivas, evitando a formação de estoques. "Mas, o grande problema das indústrias é imprimir giro", destaca o analista da Scot, Alex Santos Lopes.

Diante desse cenário, aumentaram os rumores de indústrias em São Paulo com a intenção de dar férias coletivas em fevereiro. De acordo com Lopes, algumas ainda está apenas na especulação, mas já há confirmação de unidades paralisadas.

"Considerando os fundamentos, podemos dizer que a cadeia como um todo está sujeita a essa estratégia,não só São Paulo", alerta Lopes.

Também em função do mercado baixista, alguns pecuaristas tem adotado a estratégia de retenção dos animais, na tentativa de melhorar os preços.

Porém, Lopes ressalta que esse abordagem pode ser arriscada em função da diminuição de giro do estoque de gados e aumento nos custos de produção, sem a garantia de recuperação do mercado nos próximos meses.

"Também existe o risco de concentração de oferta em maio, onde entra o período de seca. Além disso, também começamos a perceber mais fêmeas nas escalas abate que devem se intensificar em março", acrescenta o analista.

Assim, fazer média de preço é sempre positivo, lembra Lopes. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário