Arroba do boi no Pará tem o menor preço do país, com oferta maior que a demanda e logística complicada

Publicado em 21/02/2017 13:05
Confira a entrevista de Carlos Fernandes Xavier - Presidente da Fed. Agricultura do Estado do Pará - Faepa
Com o terceiro maior rebanho do Brasil, o Pará precisa encontrar mercado para 2/3 de sua produção. Exportação de carnes, venda de animais vivos e distribuição para estados do Sudeste e Nordeste são as alternativas de comercialização da pecuária paraense

Podcast

Arroba do boi no Pará tem o menor preço do país, com oferta maior que a demanda e logística complicada para escoamento

Download

Com terceiro maior rebaixo de bovinos do Brasil, cerca de 23 milhões de cabeças, o Pará possui hoje a arroba de menor valor no país.

Conforme explica o presidente da Faepa (Federação Agricultura do Pará), Carlos Fernandes Xavier, desse total 2/3 precisam ser exportados, já que a demanda interna é inferior à capacidade produtiva.

Devido ao desajuste entre oferta e demanda atualmente a arroba do boi gordo é negociada a R$ 124,00, "cerca de 20% abaixo do valor praticado em São Paulo", diz Xavier.

Como alternativa de escoamento, o estado aposta na exportação de gado em pé. Anualmente são embarcadas 600 mil cabeças, correspondendo a 95% do total dessas operações realizadas no Brasil.

Em 2016, porém, "tivemos um acidente em nosso porto e ainda convivemos com a pressão ambiental. Reduzimos os embarques, mas continuamos a exportar", diz Xavier ao afirmar que no ano passado foram exportadas 300 mil cabeças.

O presidente conta que grande parte das 36 plantas frigoríficas do estado abate no Pará e trazem a carne para região centro-sul, onde a demanda é maior.

"Temos a arroba mais barata com a carne mais cara em Belém (PA). Ao passo que São Paulo possui o boi gordo mais caro, e a uma das carnes mais baratas do Brasil", acrescenta Xavier.

Segundo ele, os preços praticados - especialmente pelo diferencial com outras praças - oneram os pecuaristas, que ainda conta com um alto custos de produção em função das dificuldades logística.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário