Boi: Com período de entressafra, preços da arroba permanecem firmes

Alex Santos Lopes, analista da Scot Consultoria, destaca que o mercado do boi gordo começou a semana com cenário altista, devido a uma redução de oferta significativa e os frigoríficos com dificuldade para completar as escalas de abate.
Os preços estão a R$138/@ a vista em São Paulo, já descontado o Funrural. Negócios a prazo estão sendo feitos a R$139,50/@.
Os frigoríficos têm dificuldade de adquirir animais, além de as escalas estarem mais curtas. Há frigoríficos que encerraram a última semana pulando um a dois dias de abate.
Assim, o segundo giro começou a ficar atrativo e interessante para os produtores do ponto de vista econômico. Com isso, muitos podem ter mudado o planejamento para entrar nesse segundo giro, como avalia Lopes.
Este deve ser um segundo semestre caracterízado por uma oferta restrita e uma expectativa de confinamento menor. Por este fator, não deve haver um excesso de boi, capaz de mudar o rumo do mercado.
Na demanda, a expectativa fica pelo último trimestre do ano, tendo em vista o período de festas e o pagamento do décimo terceiro salário. Essa é, também, a variável que deve ditar os preços daqui para a frente.
O mercado ainda não chegou em um teto, como avalia o analista. Contudo, há uma onda de otimismo exagerado que pode levar o pecuarista a tomar atitudes evocadas. Ele destaca que a cautela é muito importante para este segundo semestre.
Ele salienta, ainda, a importância de o pecuarista travar seus preços por meio do contrato de opções. "As oportunidades estão aí e precisam ser aproveitadas", diz.
0 comentário
Receita com exportação de carne bovina do Brasil deve crescer 37% em 2025, prevê Abrafrigo
Exportações de carne bovina crescem 50% em novembro e sinalizam recorde histórico para o ano, diz Abrafrigo
Scot Consultoria: Mercado do boi gordo está estável em São Paulo
Abate de fêmeas pode contribuir para elevação do valor da arroba do boi em 2026
Paraná será responsável pelo banco brasileiro de antígenos e vacinas contra febre aftosa
Scot Consultoria: Estabilidade nas praças paulistas