Boi : oscilação nos preços da arroba dificulta tomada de decisão, compromete planejamento e reduz investimentos na atividade

Publicado em 13/10/2017 14:20
Falta de perspectiva já atrapalha investimentos na pecuária

Há um bom tempo os produtores não conseguem buscar mão de obra qualificada, encontram dificuldades para a reposição de máquinas e não conseguem contratar novas tecnologias para aumentar a produtividade. A afirmação é do pecuarista de Juara (MT), José Francisco Villalobos, refletindo a crise que se arrasta sobre o mercado do boi gordo, a despeito de alguma recuperação da arroba nas últimas semanas.

Se esse é o retrato do momento, segundo o empresário é mais preocupante porque também aponta para um futuro totalmente  incerto e inseguro, especialmente depois da delação do Joesley Batista e com prisão do irmão, Wesley.

Temeroso pelo desempenho da JBS, que só no Mato Grosso responde por mais de 50% dos abates, Villalobos chega, inclusive, a pedir a volta da concorrência, com a entrada de novos frigoríficos no mercado, até estrangeiros, mesmo que fosse apenas para reabrir as plantas fechadas ou trabalhando com alta capacidade ociosa, várias das quais arrendadas para a JBS.

O pecuarista também está preocupado com a perda de capital conquistado, que a impossibilidade de o setor fazer investimentos acabará por empurrar para trás as conquistas da pecuária nacional.

Quanto aos preços atuais, ele vê com alguma melhora, mas com dúvidas sobre sua sustentação, mesmo com o efeito sazonal positivo de fim de ano.

E é taxativo: a arroba em baixa é um movimento totalmente artificial diante de uma oferta baixa, na qual até matrizes foram negociadas.

Podcast

Boi: oscilação nos preços da arroba dificulta tomada de decisão, compromete planejamento e reduz investimentos na atividade

Download

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Giovanni Lorenzon
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário