Carne recua mais de 4% em janeiro contra 1% na @ do boi, situação reduz margens de frigoríficos e provoca retração de compras

Publicado em 02/02/2018 12:17
Apesar do impasse, exportação de gado em pé pelo porto de Santos segue protocolos internacionais

LOGO nalogo

Nas últimas cinco semanas, a carne sem osso teve uma queda de 4,9 %, considerando a média de todos os cortes pesquisados em São Paulo. Neste mesmo período, o boi gordo caiu 1%. Com isso, acabou estreitando as margens de comercialização dos frigoríficos que fazem a dessosea.

A zootecnista da Scot Consultoria, Isabella Camargo, destaca que a pressão de baixa é em decorrência da pouca oferta de animais terminados e as escalas de abate reduzidas, em torno de 3,4 dias. “Os frigoríficos estão diminuindo as escalas, para controlar os estoques elevados e para limitar a queda em relação à carne sem osso”, afirma.  

Como forma de controlar essas margens, os frigoríficos acabam oferecendo preços abaixo de R$ 3,00 a R$ 4, 000 das referências. Por outro lado, os pecuaristas conseguem controlar melhor o gado, devido aos pastos estarem em boas condições.

Exportação

Em 2017, o Brasil exportou 99,5 mil toneladas de carne bovina in natura, que representa um aumento de 14,3% em relação ao mesmo período do ano passado.  “A exportação representa 20% a 25% do que produzimos, a grande maioria fica no mercado interno. Estamos há dois anos com volumes reduzidos das exportações e neste ano acabou superando”, diz.

Em relação aos desembarques no Porto de Santos, a zootecnista afirma que, é seguido todos os protocolos internacionais e todos os cuidados necessários para manter esses animais. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Andressa Simão
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Cesar Augusto Seronni Goiânia - GO

    Pelo que consta nos noticiários o preço da carne de traseiro tem aumentado acentuadamente. Inclusive, nesta última semana... A veterinária deve estar enganada ou não vem acompanhando os preços.

    0
    • joão Lunardi SÃO JOSÉ DOS QUATRO MARCOS - MT

      A opinião da entrevistada, quando diz que os animais exportados vivos não interferem no mercado por serem mestiços e o mercado interno é atendido por nelores, não existe coerencia... Se os mestiços não forem exportados eles são introduzidos ao mercado doméstico . Então essa exportação interfere no mercado e ajuda a escoar a produção .

      0
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      A scot vem sistematicamente pregando baixa desde dezembro... A troco de que não sei...este pessoal ouve os frigoríficos e ninguém sabe o estoque de boi pronto no campo..e ai falam bobagens que interressam aos frigoríficos...

      1