Brasil como principal fornecedor de carne bovina para o mundo nos próximos 10 anos

Publicado em 06/02/2018 13:48
Oferta de carne bovina cresce mais que demanda em 2018, mas margens para pecuária seguem positivas

Podcast

Brasil como principal fornecedor de carne bovina para o mundo nos próximos 10 anos

Download

LOGO nalogo

Adolfo Fontes, analista do Rabobank, conversou com o Notícias Agrícolas nesta terça-feira (06) para destacar que, assim como apontavam as expectativas, o ano de 2018 tende a ser mais positivo para o mercado de boi no Brasil.

Em janeiro deste ano, as exportações tiveram um salto de 15% em relação ao mesmo período de 2017, fruto de uma necessidade de aquisição dos compradores internacionais, sobretudo a China, Hong Kong e o Egito, este último que teve uma recuperação no segundo semestre e dobrou as compras.

A Rússia, contudo, ainda é um problema relevante para o mercado de proteína animal do país como um todo. Segundo Fontes, por este fator se tratar de uma questão geopolítica, é difícil traçar com certeza o momento no qual este ponto sofrerá uma alteração, mas o Brasil deve receber uma Comissão Sanitária do país para buscar uma resolução para o caso.

Tudo indica que o crescimento das exportações pode ser de mais de 10% no ano. Juntamente com o crescimento da produção mais lento, a representatividade brasileira no mercado exportador também pode ser ampliada. Ainda há negócios pendentes a serem firmados com os Estados Unidos, bem como o acordo entre o Mercosul e a União Europeia.

No mercado interno, a inversão do ciclo pecuário fará com que a oferta continue a crescer ao mesmo tempo em que a demanda por carnes também aumenta , refletindo a recuperação econômica presente no país. Nos últimos anos, o consumo per capita teve uma queda de 3kg, resultando em 36kg per capita. 2018, juntamente com 2019, deve ser fundamental para fazer com que os patamares voltem a estar próximos de 39kg per capita.

Os frigoríficos reabrem plantas e aumentam a sua capacidade de abate porque a oferta não é só uma previsão: ela ocorre no mercado de fato. Do lado dos produtores, por mais que os preços da arroba se mostrem mais baixos do que foram vistos anteriormente, o poder de compra é maior.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • Cassiano aozane Vila nova do sul - RS

    Considero que a oferta de carne será levemente abaixo da demanda... pela politica extrativista dos frigoríficos nossa carne vai sair pelos paises que pagam melhor no peso vivo.., essa boiada jovem vai fazer falta aos frigoríficos ano que vem.

    0
  • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

    O analista citado acima está redondamente errado...a demanda neste ano sera igual ou levemente superior a oferta...aliás janeiro foi assim...falam ...falam...mas escalas curtas 3 a 4 dias..veremos...aguardemos..

    6