Pecuária gaúcha perdeu 1 mi/ha de pastos, mas produtividade e qualidade compensaram, com indústria pulverizada bonificando o kg

Publicado em 07/06/2018 13:06
Gedeão Silveira Pereira - Presidente da Farsul
Ainda que com bons resultados, setor quer potencializar mais a metade Sul do estado, aumentando a integração com a soja. Do rebanho de 10 mi/cabeças, abate caiu nas últimas semanas pela soma da concorrência suínos/aves, mais a greve dos caminhoneiros. Referência hoje é kg a R$ 5,00 ao produtor.

Podcast

Entrevista com Gedeão Silveira Pereira - Presidente da Farsul sobre o Mercado do Boi no RS

Download
 

LOGO nalogo

Nos últimos anos, a pecuária no estado do Rio Grande do Sul perdeu 1 mi/ha de pastagens para o cultivo de grãos. Contudo, a integração das lavouras com a pecuária de corte pode trazer mais lucratividade e qualidade para as propriedades rurais.

O presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Gedeão Silveira Pereira, destaca que, é preciso aproveitar essa conveniência e fazer mais integração da lavoura-pecuária para aumentar o rendimento das propriedades. “Pelas as nossas estatísticas que está aumentando a área com a soja, mas a pecuária não está diminuindo. Pelo contrário, está melhorando a qualidade”, ressalta.

Em relação ao abate de animais, os bois morriam na faixa dos cincos anos, atualmente, a faixa está abaixo dos 36 meses e os maiores produtores conseguem diminuir para 18 meses. “A tecnologia e demanda de consumo faz com que este hectare que produzia 50 a 60 kg de carne fosse suficiente para as famílias do século passado, mas está longe da realidade de hoje”, comenta.   

A liderança relembra que nas décadas de 70 a 80, o período de entressafra na localidade não tinha ofertas de pastos devido ao estilo de vegetação. “Nós entravamos numa entressafra acentuada e tínhamos uma oferta baixíssima, tanto é que falta carne no país. Com o auxilio das tecnologias e a utilização de grãos em cima da pecuária, este ciclo absolutamente se inverteu”, explica.

Neste ano, a metade sul do estado ficou prejudicada com as condições climáticas que também afetou a Argentina. Na qual, a produtividade da soja ficou em torno de 30 sacas do grão por hectare e a parte do estado ficou próxima de 70 sacas/ha.

A estimativa é que o estado tenha um plantel com 13 milhões de cabeças, sendo que três milhões são gado leiteiro. Com a paralisação dos caminhoneiros, os prejuízos foram maiores para o setor de leite que parte da produção teve que ser jogada fora.

“A pecuária ela segurou e está voltando à normalidade agora, mas não estamos vendo os impactos em cima dos produtos. Apesar de termos uma pequena diminuição de oferta, já que antes da greve o mercado estava pressionado por conta dos embargos das carnes de frango a Europa. As referências na região giram em torno de R$ 5,00 por kg ao produtor”, afirma.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Giovanni Lorenzon e Andressa Simão
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário