Audiência na AL gaúcha nesta 2ª (18h30) vai conhecer a importância em números das exportações de gado em pé

Publicado em 09/07/2018 16:25
Antônio da Luz - Economista - FARSUL
Kg é 60% maior que o pago pelos frigoríficos, e ajuda a depreciar menos o mercado local. Mesmo assim os embarques representam 3% (no pico) dos abates. Quase 330 mil pecuaristas e 15,2 mil trabalhadores vivem da atividade pecuária, que movimenta mais de R$ 4 bi/ano, porém com 64% sendo distribuído em toda cadeia. Maus tratos dos animais são argumentos de má fé, dado que o produtor não ganha nada com isso - ao contrário, perde.

Podcast

Entrevista com Antônio da Luz - Economista - FARSUL sobre a Exportação de gado em números

Download

LOGO nalogo

O economista da FARSUL, Antônio da Luz, conversou com o Notícias Agrícolas nesta segunda-feira (9) a respeito da exportação de gado em pé no estado do Rio Grande do Sul, esta que vem sendo criminalizada por alguns grupos, que alegam maus tratos ou concorrência junto aos frigoríficos.

A Assembleia Legislativa do estado recebe hoje uma audiência pública que deve discutir essa questão. Na quarta-feira, haverá uma votação semelhante em São Paulo.

Luz salienta que "não é novidade privilegiar alguns setores em detrimento de outros" e que, embora a posição dos sindicatos seja contrária à exportação, há vários donos de frigoríficos que não concordam com esse posicionamento.

A pecuária levanta R$4 bilhões no Rio Grande do Sul, dos quais 64% não ficam com o pecuarista, sendo utilizados para insumos, maquinário, mão de obra e outros custos referentes à produção.

Ele lembra, assim, que a maior parte do valor agregado não ocorre na indústria e, sim, na fazenda. Desta forma, o objetivo é "não arredar o pé do direito de ser livre mercado", como destaca o economista.

São Paulo

Amanhã (10/7) tentarão votar na Assembleia paulisra o projeto de lei 31/2018 que pretende proibir o embarque de animais vivos no estado. As entidaes setoriais estão fazendo a convecação apra que todos vão na sede do legislativo a partir das 14h30.

 

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Giovanni Lorenzon e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • José Eduardo da Silva Janaúba - MG

    Alguém vai ter que fazer comida par os chineses, e eles escolheram o Brasil, brasil hoje é china, ferrovias, sementes, frigorificos, portos, empresas para concluir obras, nao dependem de brasilieiros, eles tem . acorda Brasil.

    3
    • Alberto Ap. Pereira Nhandeara - SP

      Quem são atualmente o maior importador da sua soja? Do seu frango? Do seu boi? Do minério de ferro. Com potencial para aumentar? Os Americanos?? Americanos pensam apenas em si mesmos.... Americanos atuam somente em áreas que posam DOMINAR... Por favor, me digam 1 investimento que americanos estão construindo a partir do zero no Brasil?

      Melhor abraçar os chineses. É rápido. Porque outros países também querem o mesmo...

      2