Oferta de carne bovina deve crescer até 5% em 2018 garantida pelo mercado externo, enquanto interno segue cauteloso,diz Rabobank

Publicado em 17/07/2018 13:49
Adolfo Fontes - Analista Rabobank
Duas primeiras semanas de julho superaram embarques de junho todo e segundo semestre segue expansão sazonal. Eleições devem ajudar mercado interno, mesmo assim o cenário é conservador, embora 1,5% de alta do PIB pode resultar em igual consumo de carne.

Podcast

Entrevista com Adolfo Fontes - Analista Rabobank sobre o Cenário para o mercado do boi

Download
 

LOGO nalogo

Nesta terça-feira (17), o Notícias Agrícolas conversou com Adolfo Fontes, analista do Rabobank, a respeito das perspectivas sobre o cenário para o mercado do boi.

Segundo Fontes, espera-se um crescimento da oferta de carne bovina de 4% a 5%, em linha com o relatório do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que diz que houve um aumento do abate e da carne bovina no primeiro semestre.

Este fator se deve, principalmente, à inversão do ciclo da pecuária, que teve início em 2017 após dois anos em queda. Agora, o primeiro giro também pode sofrer uma redução em relação ao ano passado por conta das incertezas políticas, econômicas e no mercado do milho, um dos principais insumos do setor.

Há, ainda, incertezas em torno da demanda. Contudo, as exportações tiveram aumento de 5% no primeiro semestre em relação ao ano passado e os primeiros dez dias úteis de julho já superaram toda a exportação de junho. O objetivo é que o crescimento das exportações seja de até 10% em 2018.

O consumo interno depende, portanto, de uma expectativa de crescimento da economia. Caso o Produto Interno Bruto (PIB) cresça 1,5%, há um aumento da renda disponível, mas o consumo de carne pode permanecer igual.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Giovanni Lorenzon e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário