Apesar das valorizações da arroba para o boi gordo, margem de lucro do pecuarista ainda está apertada com a reposição em alta

Publicado em 26/11/2019 15:22
Felippe Reis - Analista da Scot Consultoria
Para o próximo ano, os custos de produção podem ficar mais elevados devido à reposição em alta e a dieta do animal. Atualmente, o boi magro em São Paulo está próximo de R$ 2.400 por cabeça e tem negócios acima desses patamares.

Podcast

Entrevista com Felippe Reis - Analista da Scot Consultoria sobre o Mercado do Boi Gordo

Download
 

LOGO nalogo

Com o aumento dos abates de fêmeas em alta nos últimos anos, os preços da reposição  estão mais valorizados e vai impactar na margem de lucro do pecuarista. Além disso, as projeções de mercado apontam que as cotações do milho também podem estar em patamares maiores para o próximo ano.

Diante desse cenário, os pecuaristas precisam ficar atentos aos preços do boi e fazer planejamentos para o próximo ano. De acordo com o Analista da Scot Consultoria, Felippe Reis, a alta nas referências para o boi gordo não foi repassada totalmente para o pecuarista. “O planejamento vai ser a peça chave para o pecuarista. Geralmente, o pecuarista faz o seguro da caminhonete e esquece o rebanho, por isso uma oportunidade é buscar ferramentas de trava”, comentou.

O mercado de reposição registrou uma valorização acima do que foi observado para o boi gordo no primeiro semestre deste ano. “A relação de troca estava apertada nesta época do ano e esse cenário continuou até agosto. Agora o mercado do boi está com mais ganhos em função da valorização expressiva das últimas semanas”, relata.

Com relação à carne no atacado, o preço dos cortes de carne bovina vendidos no atacado pelos frigoríficos subiu 11,5%, em média. “Apesar da valorização, o varejo tem absorvido parte dessas altas já que não está conseguindo repassar com a mesma intensidade para o consumidor final. Isso pode ser um limitante para valorizações da arroba futuramente”, afirma.

O animal castrado está cotado a R$ 15,89/kg e na última semana ocorreu negócios acima desta referência, mas foram muito pontuais. “O mercado continua com preços firmes com a oferta restrita de animais e que tem influenciado esse cenário de valores altos em novembro”, destaca.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Andressa Simão
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário