Boi: Safras destaca quatro fatores com potencial para mexer nos preços da arroba nas próximas semanas, saiba quais são

Publicado em 26/03/2021 12:48 e atualizado em 26/03/2021 14:52
Fernando Henrique Iglesias - Analista da Safras & Mercado
Valorização cambial, auxílio emergencial, duração do lockdown e demanda chinesa por carnes são fatores que precisam ser monitorados

Podcast

Entrevista com Fernando Henrique Iglesias - Analista da Safras & Mercado sobre o Mercado do Boi Gordo

Download
 

LOGO nalogo

O câmbio valorizado estimula as indústrias frigoríficas exportadoras a ofertarem preços maiores para a arroba do boi gordo. Caso o dólar alcance o patamar dos R$ 5,80 podemos ter novas referências para arroba do animal com padrão exportação e isso pode acabar influenciando os valores de todas as categorias. 

Segundo o analista da Safras & Mercado sobre o Mercado, Fernando Henrique Iglesias, a oferta de animais segue restrita e sustentando os preços da arroba no mercado físico. “Nós estamos observando uma escassez de matéria prima no norte e na região Centro-Oeste em que as escalas de abate estão ao redor de 2 dias úteis. Os frigoríficos estão pulando dias de abate e dando férias coletivas e esse é o grande ponto de firmeza dos preços”, afirma. 

A expectativa é que tenha uma entrada de animais no mercado a partir do mês de maio. “O próximo mês de abril vai continuar desafiador para as indústrias frigoríficas em termos de volume ofertado. Para os preços, a tendência é que fiquem elevados ao longo do mês”, destacou em entrevista ao Notícias Agrícolas. 

O consumo de carne bovina deve continuar com ritmo lento devido às restrições da pandemia e com o food service fechado. “Os cortes nobres como a picanha e contra-filé são consumidos em restaurantes deve ter um movimento parecido observado no ano passado, em que os valores do dianteiro apresentou alta e o os traseiros tiveram quedas”, comenta. 

As referências do boi casado no atacado estão ao redor de R$ 19,00/kg no estado de São Paulo. “É um valor relativamente alto e isso resulta em uma grande dificuldade de repasse de preços ao consumidor. É preciso acompanhar como será o auxílio emergencial e se vai ter um peso no consumo de produtos básicos”, aponta. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Andressa Simão
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Ney Batista Rosas Ponta Grossa-PR - PR

    Prezados, os comentaristas da pecuária de corte estão sem saber mais o que dizer... Na minha opinião, o que há é que não tem boi para abate... Como estamos já há uns 3 anos abatendo animais cada vez mais novos, a cada safra foram abatidos um tanto do que seria de bois "normais" e o restante entrando na safra precoce... E agora sobram para abater a cada ano praticamente só os garrotes de 2 anos, e isso limita a oferta.... O tempo dirá!.. Saudações pecuárias...

    1
    • Hilario Bussolaro Cascavel - PR

      No MS tem muitas pastagens degradadas sem condições de manter um boi a cada 3 ha... as secas castigan mais ainda, está dificil repor o plantel ... e a cada dia vejo o gado sumindo e a soja aumentando muito por lá, a maioria das fazenda são de herdeiros e não sabem tocar e não tem como investir... tem fazenda onde o neto trabalha de peão pro arrendatário, fazenda de encher os olhos ... uma triste realidade de muitos por lá.

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr. HILARIO BUSSOLARO, o MS é um estado cujas pastagens foram implantadas com incentivo do PROCAL, PRODECER & PROAGRO. Muitas áreas foram abertas para o plantio de arroz de sequeiro, pois, naquela época, nem se falava em soja no cerrado. Após várias frustrações de safras e, com a chegada da Brachiaria decumbens vários proprietários plantavam uma mistura de semente de arroz com braquiária, em seguida solicitava o seguro de frustração de safra através do PROAGRO. Ouvi muito dessas estórias. O pasto formado com braquiária a CUSTO ZERO!!!

      12
    • Hilario Bussolaro Cascavel - PR

      Não sei quando foi isso, mas sabemos que muitos usaram artimanhas para abrir areas no Brasil todo, o que vi muito por lá sao fazendas degradadas e com manejo daria pra fazer muito principalmente para o gado sendo a maioria de áreas arenosa e não e facil cultivar eu planto uma la que a argila maior e vao de 10 a 20% precisa de muito manejo e sorte de pegar chuva, as safrinhas são de risco alto, e tem lugares mais privilegiados como maracu e outras cidades que tem mais argila, e que digo e que a maioria não tem dinheiro e conhecimento pra investir nas áreas esta tomado por arrendatários a maior parte de áreas com soja falta um planejamento do governo municipal, estadual e federal poderia se fazer muito ja que tem muita área por lá pra abrir ainda

      4