Mapa divulga nota, mas não esclarece rumores de caso de vaca louca atípica

Publicado em 01/09/2021 17:38 e atualizado em 01/09/2021 19:44
Fernando Henrique Iglesias - Analista da Safras & Mercado
Dois boatos mexeram com mercado do boi nesta quarta-feira , um sobre possível caso de vaca louca atípica e outro sobre greve dos fiscais agropecuários.

Podcast

Entrevista com Fernando Henrique Iglesias - Analista da Safras & Mercado sobre o Mercado do Boi

 Logotipo Notícias Agrícolas

Em nota de esclarecimento enviada ao Notícias Agrícolas, o Ministério da Agricultura não confirma e nem descarta o caso de Vaca Louca Atípica que travou negociações nas indústrias e fez cotações no mercado futuro do boi em São Paulo despencarem nesta quarta-feira (01). Leia a nota:

NOTA  DE ESCLARECIMENTO: 

Como membro da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), o Brasil adota os procedimentos de vigilância, investigação e notificações recomendadas pela instituição. Casos em investigação são corriqueiros dentro dos procedimentos de vigilância estabelecidos e medidas preventivas são adotadas imediatamente para garantir o controle sanitário. Uma vez concluído o processo em investigação, os resultados serão informados. 

Leia mais:

+ Exportação da carne bovina bate o recorde com 181,6 mil toneladas em agosto/21

PREÇOS DO BOI GORDO DESPENCAM NA B3 E NEGÓCIOS TRAVAM NO FÍSICO

Os futuros do boi gordo negociados na B3 despencaram nesta quarta-feira (1) depois dos rumores do caso de vaca louca atípica dominarem os mercados. No físico, os negócios travarem. As cotações terminaram o dia com baixas de mais de 3%, tirando dos contratos setembro e novembro o patamar dos R$ 300,00 por arroba. O outubro chegou a acionar limite de baixa ao longo da sessão. 

"O mercado deve seguir em compasso de espera e já precificou os rumores. Agora falta uma confirmação concreta do que está acontecendo e até isso acontecer, fica difícil prever como o mercado irá se comportar", disse o analista Fernando Henrique Iglesias, da Safras & Mercado em entrevista ao Notícias Agrícolas. 

A entrevista com Iglesias aconteceu antes da divulgação da nota de esclarecimento do Mapa. 

A preocupação maior do mercado agora é com a China. Ainda segundo Iglesias, uma vez que a nação asiática conta com um mecanismo que suspende preventivamente as importações do país no momento da detecção e confirmação de um caso de vaca louca. "E há dois anos e meio a China é nosso principal comprador", diz. 

O analista acredita que ainda hoje o MAPA deverá trazer um posicionamento, uma nota técnica, informações que esclareçam o ocorrido. Todavia, explica também que o ambiente de mercado não é, ao menos por agora, suficiente para promover uma recuperação dos preços. 

"O mercado vinha já pressionado pelas escalas de abate mais confortáveis - e por isso os frigoríficos estão fora das compras também - mas hoje este é o fator principal da queda tão forte. O contrato outubro chegou a acionar limite de baixa. 

Ainda como salientou Iglesias, caso a doença seja confirmada, o recuo nos preços do mercado do boi serão inevitáveis. Hoje, por exemplo, a simples possibilidade de um caso da doença já fez os preços da @ despencarem em todos os vencimentos.

Em 2019, uma notificação da versão Atípica da doença fez com que a China interrompesse por 30 dias suas compras no Brasil e a possibilidade de uma nova notificação causou temor no mercado. 

 Além disso, a informação de que pudesse haver a paralisação de fiscais agropecuários trouxe mais tensão às negociações, já que sem o trabalho dos fiscais a exportação de carne fica impossibilitada. No entanto, o sindicato que representa os fiscais já se posicionou sobre o assunto e explicou que uma greve geral não não ira ocorrer por agora.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta
Fonte:
Notícias Agrícolas/MAPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Eduardo Ferraz Pacheco de Castro Cuiabá - MT

    Rumores na Vida Real:

    Não tem Gado Fácil, não tem Carne Fácil, não tem Milho Barato, não há Bezerro Sobrando, não tem Gestação de Período encurtado. As exportações bateram RECORDES históricos!

    DIA 7 de SETEMBRO, estaremos os todos lá.

    3