Vaca Louca: Faemg confirma que caso suspeito é do Norte de Minas e ocorreu em animal com mais de 10 anos

Publicado em 03/09/2021 12:11 e atualizado em 03/09/2021 15:43
Altino Rodrigues Neto - Superintendente técnico do Sistema Faemg
Superintendente diz que processo de investigação já está em fase de contraprova e deve ter resultado divulgado no máximo, no início da próxima semana

Podcast

Entrevista com Altino Rodrigues Neto - Superintendente técnico do Sistema Faemg sobre o Caso vaca louca

Logotipo Notícias Agrícolas 

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG) informou ao Notícias Agrícolas  que o caso Encefalopatia Espongiforme Bovina (“doença da vaca louca”) ocorreu no norte de Minas Gerais em um animal com mais de 10 anos. O processo de investigação está em fase de contraprova e o resultado deve ser divulgado no máximo no início da próxima semana. 

De acordo com o Superintendente técnico do Sistema Faemg, Altino Rodrigues Neto, o animal foi abatido em um frigorífico situado em Belo Horizonte. “O Ministério coletou todas as informações desse animal do tipo de alimentação até a propriedade, mas é muito difícil sermos surpreendidos com o caso da vaca louca clássica”, comentou. 

Além do controle de sanidade nas propriedades é realizado uma avaliação nas indústrias frigoríficas. “Após a suspeita o animal já foi retirado do mercado e enviado para o laboratório e isso nos tranquilizou. Após a coleta do material é enviado para um laboratório certificado, que a princípio está localizado na Alemanhã”, informou. 

Se o resultado do exame der positivo, a propriedade será rastreada e todos os animais vão ser observados. “Nós acreditamos que deve ser um caso atípico e a doença não é transmitida para outros animais, porém a propriedade vai ser acompanhada por um período conforme estabelece as normativas no Ministério da Agricultura”, reportou. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Andressa Simão
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário