Exportações recordes de carne bovina em setembro mesmo diante da suspensão das vendas para China? Entenda o que aconteceu

Publicado em 06/10/2021 13:06 e atualizado em 06/10/2021 18:40
Caio Junqueira - Analista de Mercado da Cross Investimentos
Com medo de desova dos estoques de carne dos grandes, frigoríficos que atendem mercado interno evitam alongar escalas de abate e oferta no mercado interno segue limitada

Podcast

Entrevista com Caio Junqueira - Analista de Mercado da Cross Investimentos sobre o Mercado do Boi Gordo

Logotipo Notícias Agrícolas

Apesar da suspensão dos embarques de carne bovina para a China, o volume exportado de carne bovina brasileira registrou recorde com 187 mil toneladas em setembro/21. Segundo o Analista de Mercado da Cross Investimentos, Caio Junqueira, os compradores chineses  estão aceitando as cargas de carne bovina que foram embarcadas com certificação até o dia 03 de setembro. 

“Os compradores chineses não estão aceitando os animais com a certificação BL (documento dado ao comandante do navio momentos antes de zarpar ) a partir do dia 4 de setembro e muitas indústrias resolveram arriscar e embarcaram novos lotes de carne bovina com animais abatidos antes dessa data .”, comentou. 

As indústrias frigoríficas estão preocupadas com as cargas que devem chegar no porto chinês e podem ser classificadas como clandestinas. “Não pode desembarcar esse volume no porto da China, pois se isso acontecer a carga pode ser incinerada por ser considerada carga sem autorização alfandegária. As indústrias não estão brigando nem pela reabertura, mas para a China aceitar a carga que foi embarcada ao longo de setembro”, ressaltou. 

O analista aponta que não há uma possível data de retorno da China às compras, já que essa suspensão favorece os produtores de suínos no país asiático. “Os preços dos suínos recuaram muito na China e com essa suspensão da exportação brasileira o mercado local por lá deve se fortalecer. Por outro lado, o governo brasileiro também espera que os valores da carne bovina recuem até o final do ano”, destacou. 

Apesar desse cenário, os preços da carne bovina não registraram desvalorização expressivas nas últimas semanas. “As grandes indústrias seguem fora das compras, enquanto os frigoríficos que atendem o mercado interno estão negociado com cautela e com receio da carga que seria destinada a China ser escoada no mercado doméstico”, reportou. 

No aplicativo da Agrobrazil estão sendo reportados negócios para indústrias de grande porte de R$ 280,00/@, à vista no estado de São Paulo. “Já as indústrias que atendem o mercado interno estão ofertando preços de R$ 295,00/@, mas são lotes pequenos e para atender uma demanda metropolitana”, disse Junqueira.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Andressa Simão
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário