Soja: Em ano de safra recorde, BR embarca 11% mais do que em 2024 e 16% a mais do que a média no acumulado de 25
![]()
A soja brasileira continua sendo muito demandada e o mercado vem trazendo sinais importantes aos produtores. E como explica o diretor da Pátria Agronegócios, Matheus Pereira, o mercado não vem buscar o produto do Brasil somente pelas tarifas impostas sobre os EUA, "ele vem porque temos qualidade, sustentabilidade, disponibilidade, temos logística, tudo melhor e mais eficiente do que os norte-americanos".
Pereira detalha que o Brasil já contabiliza que já há cerca de 63 milhões de toneladas compromissadas com a exportação no acumulado de 2025, sendo este um recorde para o período, além de ser um volume maior em 11% se comparado ao do ano passado e 16% em relação à média dos últimos anos.
"E estamos em linha estatística para ultrapassar as 110 milhões de toneladas de soja exportadas neste ano", complementa o analista. Com esse número sendo atingido e somado a uma demanda interna de 58,4 milhões de toneladas, o Brasil poderia concluir o 2025 com estoques finais semelhantes ou até mesmo menores do que os de 2024.
Neste cenário, o Brasil já tem pouco mais de 60% da soja 2024/25 já comercializada, com algo entre 67 e 68 milhões de toneladas ainda para ser vendida. Em números absolutos, o volume é elevado, porém, em percentual, o dado está também dentro da média. E as exportações e a demanda interna também são maiores do que as registradas no ano passado.
Dessa forma, será importante que o sojicultor do Brasil refine suas estratégias comerciais para participar das oportunidades que o mercado vem oferecendo da melhor forma. No entanto, as atenções sobre o custo do carrego da soja, da armazenagem, da quebra técnica versus o custo do dinheiro precisam estar nestas estratégias para se defina o melhor caminho.
Acompanhe a análise completa e as orientações de Matheus Pereira no vídeo acima.
0 comentário
Maior desafio do potencial do agronegócio brasileiro em 2025 ainda foi o Governo Federal, afirma Antônio Cabrera
Avanço da reforma tributária no Congresso, Plano Clima e as expectativas para o acordo UE-Mercosul sendo assinado
Produtor brasileiro precisa estar atento ao fluxo da soja para definir estratégias de venda em 2026
Clima na última semana da primavera no BR, vitória da direita nas eleições do Chile e a soja do BR em 2026
Soja tem semana negativa e analista reforça que carregar produto no BR não compensa neste momento
BOM DIA AGRONEGÓCIO - AO VIVO