Safra 25/26 de soja do Brasil já sofre redução do teto produtivo por clima irregular, afirma Pátria
Safra 25/26 de soja do Brasil já sofre redução do teto produtivo por clima irregular, afirma Pátria
A nova safra de soja do Brasil está se desenvolvendo, o plantio caminha para entrar em sua reta final, porém, a irregularidade do clima ainda preocupa e, como explica o diretor da Pátria Agronegócios, Matheus Pereira, já é possível registrar uma dimunição do teto produtivo da oleaginosa. "As preocupações existem e elas estão, principalmente, no Centro-Nordeste do nosso país", diz Pereira. "Há uma massa de ar quente de alta pressão que dificulta muito a chegada de chuvas recorrentes".
Apesar disso, o analista explica que não há quebras consolidadas na safra brasileira, a qual ainda carrega um potencial de 165 a 168 milhões de toneladas, mas com atenção às condições para os próximos meses e semanas. O nordeste, norte e sul do Brasil são alguns dos principais pontos de atenção.
O mercado vai acompanhando com atenção este desenvolvimento, inclusive começando a olhar também para a Argentina onde o plantio deverá se iniciar no próximo mês - para avaliar o impacto que a nova ofetra sul-americana terá na balança global de oferta e demanda, a qual já está desequilibrada.
"Há preocupações com um sério risco mercadológico de que a única fonte de soja no planeta que ampliou a oferta para o ciclo 2025/26 possa sofrer ameaças produtivas. Então, é um mercado que gera sustentação ás cotações internacionais baseado nessa necessidade que o Brasil tem de ter uma safra saudável para equilibrar a balança mundial de oferta e demanda. A balança já está descompassada, a demanda já está saltando a passos mais acelerados do que a oferta", afirma o diretor da Pátria.
0 comentário
Produtor brasileiro precisa estar atento ao fluxo da soja para definir estratégias de venda em 2026
Clima na última semana da primavera no BR, vitória da direita nas eleições do Chile e a soja do BR em 2026
Soja tem semana negativa e analista reforça que carregar produto no BR não compensa neste momento
BOM DIA AGRONEGÓCIO - AO VIVO
Prêmios e alta forte do dólar estão no foco do produtor brasileiro de soja, enquanto nova safra se desenvolve
Sessão decisiva na Câmara, recall de carne brasileira na UE, dívidas rurais e os mercados de soja e milho