Com produção da safrinha já precificada pelo mercado, preço do milho sobe no Brasil empurrado pela demanda interna e externa

Publicado em 31/07/2026 09:20
Enilson Nogueira - Consultor Céleres Consultoria
Oportunidades de comercialização aparecem neste restante de ano e área de milho verão pode crescer para 2026/27

Logotipo Notícias Agrícolas

Mesmo com o avanço da colheita da segunda safra, os preços do milho encontraram sustentação no mercado brasileiro ao longo de julho. Segundo Enilson Nogueira, consultor da Céleres Consultoria, o mercado já precificou a produção da safrinha e passou a direcionar sua atenção para o fortalecimento da demanda interna e das exportações.

De acordo com o consultor, a safra brasileira será suficiente para atender o consumo interno e garantir embarques ao mercado externo, mas problemas pontuais de produtividade impediram uma produção ainda maior. Agora, fatores como o mercado climático nos Estados Unidos e o crescimento do consumo doméstico ganham peso na formação dos preços.

A expectativa da Céleres é de aumento no consumo de milho pela indústria de rações e, principalmente, pelo setor de etanol de milho, reduzindo os estoques finais do ciclo 2025/26 e dando suporte às cotações ao longo do segundo semestre.

No mercado externo, Nogueira projeta exportações entre 35 milhões e 38 milhões de toneladas. Apesar da concorrência do milho norte-americano e argentino, conflitos entre Rússia e Ucrânia e problemas climáticos na Europa podem abrir espaço para um desempenho melhor do milho brasileiro na segunda metade do ano.

Para o consultor, o produtor deve encontrar oportunidades de comercialização ao longo do restante do ano. Embora agosto e setembro ainda possam registrar pressão sazonal, a tendência é de preços mais sustentados no último trimestre, impulsionados pela demanda interna.

Pensando na safra 2026/27, a Céleres avalia que o milho verão pode recuperar área em algumas regiões do Sul e Sudeste. Mesmo com custos de produção mais elevados, a cultura pode apresentar rentabilidade superior à soja em determinadas praças, favorecendo um aumento da área plantada no próximo ciclo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário