Na região de Franca-SP colheita de café atinge 30% e primeiros resultados apontam para uma redução no volume de grãos de peneiras maiores

Publicado em 16/07/2015 13:15
Na região de Franca-SP colheita de café atinge 30% e primeiros resultados apontam para uma redução no volume de grãos de peneiras maiores
A colheita do café na região de Franca – SP atinge 30% e os cafeicultores já registram uma redução no volume de grãos de peneiras maiores, afetando consequentemente a produção por sacas.
 
Para Ricardo Lima, superintendente da COCAPEC, a colheita que começou normalmente , mas agora segue com um pouco de atraso por conta das chuvas nos meses de junho e julho. “Em relação ao tamanho dos grãos,  o volume de cafés com peneiras maiores, 17/18, está um pouco menor este ano. O correto para peneiras maiores é de cerca de 35% da safra, mas o que presenciamos até o momento foi um volume de apenas 21%”, conta Lima.
 
“Quando a gente começa a beneficiar o café e inicia o processo de classificação, isso demostra que vamos ter uma safra de padrão de peneiras menores e vai impactar no rendimento de sacas na lavoura. Precisaremos de mais café para fazer uma saca beneficiada”.
 
Diante desse cenário, o departamento técnico e os cooperados estão averiguando quais foram os motivos para este resultado. “Isso pode ter acontecido devido ao período de estiagem que tivemos no início do ano na parte de granação”, explica.
 
Diante disso, a expectativa para esta safra segundo o sistema de previsão da COCAPEC, é de uma colheita de 1,1 milhões de sacas, cerca de 50% a mais que a estimativa da safra anterior.  A previsão de término da colheita está prevista para a primeira quinzena do mês de setembro, segundo ele.
 
Já os preços, seguem com leve recuperação e a saca gira em torno de R$ 450,00.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Aleksander Horta//Nandra Bites

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário